Secções
Entrar

Sismo em Itália faz pelo menos 14 mortos

24 de agosto de 2016 às 08:16

Centro do país foi o mais afectado, mas terramoto sentiu-se de Roma a Nápoles. Metade da cidade de Amatrice desapareceu (em act.)

Pelo menos 14 pessoas morreram na sequência do sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter que sacudiu, esta madrugada, o centro de Itália, segundo o mais recente balanço avançado pelos 'media'.

As primeiras mortes confirmadas foram um casal de idosos, cuja casa, em Pescara del Tronto, na região das Marcas, colapsou, de acordo com os meios de comunicação social italianos, incluindo a emissora pública Rai, que citou os 'carabinieri'.

A terceira vítima mortal foi registada em Accumoli, na região de Lácio, perto do epicentro do sismo, de acordo com a agência noticiosa AGI.

O autarca de Accumoli, Stefano Petrucci, afirmou à televisão pública italiana que, além do corpo encontrado naquela localidade, há uma família de quatro membros, incluindo duas crianças, que se encontra debaixo dos escombros de um edifício que ruiu.

"É um desastre. Não temos luz nem telefones e os serviços de resgate ainda não chegaram aqui", afirmou Stefano Petrucci.

O presidente da câmara de Amatrice, Sergio Pirozzi, que relatou anteriormente que "metade da cidade desapareceu", também falou das dificuldades, sublinhando que "a prioridade é desimpedir as ruas" de modo a permitir a chegada de ajuda.

O terramoto, que ocorreu às 03:36 (02:36 em Lisboa), a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, na região da Umbria, teve o epicentro a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

O sismo foi seguido de diversas réplicas de 5,5 e 4,6 e 4,3, perto de Amatrice e de Norcia, e a principal, de 6, sentiu-se em Roma, a aproximadamente 150 quilómetros de distância.

As localidades mais afectadas pelo abalo foram o município de Norcia, na província de Perugia, e os de Amatrice e Accumoli, na de Rieti.

Os três municípios são localidades com poucos habitantes: Accumoli tem aproximadamente 700, enquanto Amatrice cerca de 2.000 e Norcia na ordem dos 4.000.

O terramoto ocorreu muito perto de Aquila, onde um sismo de magnitude 6,3 causou, em 2009, mais de 300 mortos e devastou a região de Abruzos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela