Ronaldo "dono da bola" na China
Jogador português do Real Madrid é o jogador mais influente no país das contratações milionárias. Messi não está nos primeiros lugares
O internacional português Cristiano Ronaldo e o Manchester United são as referências futebolísticas mais influentes na China, face ao seu impacto na internet, segundo a agência de comunicação digital Mailman.
O estudo designadoThe red card[cartão vermelho] analisou a estratégia digital dos principais clubes, equipas e campeonatos europeus num país em que o futebol não é o principal desporto, mas em que ocupa a cada época um interesse maior.
As referências do jogador português e do Manchester United, treinado por José Mourinho, surgem na sequência dos dados no Weibo, o equivalente chinês ao Twitter, e do Wechat - que também inclui seguidores, análogo ao Whatsapp, entre outras aplicações.
As conclusões foram retiradas de dados recolhidos entre 1 de Setembro e 31 de Dezembro do último ano, com Cristiano Ronaldo a ser o futebolista "mais importante", seguido de Mesut Ozil, Gareth Bale, Anthony Martial e Wayne Rooney.
Este último, jogador dosred devils, tem gerado muito "ruído" na China, com os rumores de que poderia ser uma contratação de peso para a liga chinesa, apostada em trazer futebolistas estrangeiros de renome. Messi, surpreendentemente, não integra os principais lugares da lista.
Entre os clubes, nos quais o Manchester United é "rei", Bayern Munique, Arsenal, Liverpool e Manchester City surgem também com grande nível de influência, mas no que diz respeito às ligas a germânica é a quem tem maior impacto digital.
De acordo com o relatório da Mailman, tal deve-se ao facto de a Bundesliga ter feito um esforço para ter emissões em directo nas plataformas chinesas, com o objectivo de aumentar fortemente os seus seguidores.
Na opinião de Andrew Collins, director da Mailman, este relatório, que tem a sua sexta edição, vem mostrar "uma mudança de estratégia" dos clubes e ligas, tendo em conta que a China é "uma prioridade número um" fora dos seus mercados internos.
Edições do Dia
Boas leituras!