Secções
Entrar

Ronaldo "dono da bola" na China

23 de fevereiro de 2017 às 14:28

Jogador português do Real Madrid é o jogador mais influente no país das contratações milionárias. Messi não está nos primeiros lugares

O internacional português Cristiano Ronaldo e o Manchester United são as referências futebolísticas mais influentes na China, face ao seu impacto na internet, segundo a agência de comunicação digital Mailman.

O estudo designadoThe red card[cartão vermelho] analisou a estratégia digital dos principais clubes, equipas e campeonatos europeus num país em que o futebol não é o principal desporto, mas em que ocupa a cada época um interesse maior.

As referências do jogador português e do Manchester United, treinado por José Mourinho, surgem na sequência dos dados no Weibo, o equivalente chinês ao Twitter, e do Wechat - que também inclui seguidores, análogo ao Whatsapp, entre outras aplicações.

As conclusões foram retiradas de dados recolhidos entre 1 de Setembro e 31 de Dezembro do último ano, com Cristiano Ronaldo a ser o futebolista "mais importante", seguido de Mesut Ozil, Gareth Bale, Anthony Martial e Wayne Rooney.

Este último, jogador dosred devils, tem gerado muito "ruído" na China, com os rumores de que poderia ser uma contratação de peso para a liga chinesa, apostada em trazer futebolistas estrangeiros de renome. Messi, surpreendentemente, não integra os principais lugares da lista.

Entre os clubes, nos quais o Manchester United é "rei", Bayern Munique, Arsenal, Liverpool e Manchester City surgem também com grande nível de influência, mas no que diz respeito às ligas a germânica é a quem tem maior impacto digital.

De acordo com o relatório da Mailman, tal deve-se ao facto de a Bundesliga ter feito um esforço para ter emissões em directo nas plataformas chinesas, com o objectivo de aumentar fortemente os seus seguidores.

Na opinião de Andrew Collins, director da Mailman, este relatório, que tem a sua sexta edição, vem mostrar "uma mudança de estratégia" dos clubes e ligas, tendo em conta que a China é "uma prioridade número um" fora dos seus mercados internos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela