Secções
Entrar

Rio2016: Bolt triplica ouro nos 200, mas diz estar velho

19 de agosto de 2016 às 09:45

O jamaicano Usain Bolt conquistou esta madrugada a sua oitava medalha de ouro olímpica, ao vencer pela terceira vez consecutiva os 200 metros, mas faltou-lhe a satisfação plena

Com 19,79 segundos, Bolt repetiu os triunfos de Pequim2008 e Londres2012 - um 'tri' inédito à semelhança do que já tinha feito nos 100 metros - e continua a apostar numa 'tripla tripla', para a qual falta apenas a vitória nos 4x100.

"Ainda não percebo o alcance do que consegui, definitivamente não", afirmou o jamaicano, de 29 anos. "Trabalhamos de forma tão árdua durante quatro anos, que só esperamos que seja compensador", acrescentou.

Único finalista abaixo dos 20 segundos, Bolt bateu o canadiano Andre de Grasse, que terminou na segunda posição (20,02), e o francês Christophe Lemaitre, medalha de bronze (20,12), mas manifestou-se insatisfeito.

"Não fiquei contente com o tempo. O meu corpo não respondeu na recta", explicou o jamaicano, que nos dias anteriores não escondeu a vontade de bater o seu próprio recorde do mundo (19,19), fixado em Londres2012, naquela que é a sua distância favorita.

Numa pista ligeiramente húmida, devido a um chuvisco, Bolt saiu bem dos blocos e no final da curva já liderava confortavelmente, mas na recta não conseguiu distanciar-se como é habitual.

"Estou a ficar velho e o meu corpo também. Pessoalmente, acho que foram os meus últimos 200 metros, mas o meu treinador pode discordar", completou Bolt, a sorrir, depois de somar a sua 13.ª medalha de ouro entre Jogos Olímpicos e Mundiais.

A 'tripla tripla' pode chegar já na sexta-feira, nos 4x100 metros, prova a qual a Jamaica parte como favorita.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela