Secções
Entrar

Rajoy aceita convite do rei e vai tentar formar governo

28 de julho de 2016 às 19:24

No Palácio de La Moncloa, o presidente do PP anunciou que aceitou o convite do rei para formar governo e que assumiu o compromisso de fazer "todos os esforços possíveis para alcançar os acordos que Espanha precisa"

O chefe do Executivo espanhol em funções e líder do Partido Popular (PP, de direita), Mariano Rajoy, anunciou, esta quinta-feira, após um encontro com o rei Felipe VI, que vai submeter-se à investidura e tentar formar governo.

 

Numa conferência de imprensa no Palácio de La Moncloa em Madrid, sede da presidência do Governo espanhol, Mariano Rajoy anunciou que aceitou o convite do rei para formar governo e que assumiu o compromisso de fazer "todos os esforços possíveis para alcançar os acordos que Espanha precisa".

 

Rajoy explicou que vai dirigir-se "de forma preferencial" às forças "constitucionalistas", com as quais acredita "ser razoável encontrar acordos". Também assegurou que vai "redobrar os esforços" da negociação.

 

Nesse sentido, o líder do PP indicou que vai iniciar na sexta-feira as negociações com as outras forças políticas, comprometendo-se a informar num "prazo razoável de tempo" sobre o resultado das conversações, sem avançar uma data concreta.

 

Rajoy reiterou o objectivo principal de evitar a realização de novas eleições em Espanha, as terceiras, e apelou ao respeito da vontade expressa pelos eleitores espanhóis nas urnas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela