Secções
Entrar

PSP detém mulher que ajudou recluso a fugir de Monsanto

22 de abril de 2017 às 09:34

Dois reclusos em regime aberto tentaram fugir, mas foram detidos pouco depois


A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve na sexta-feira uma mulher suspeita de ajudar à fuga de um dos reclusos evadidos da prisão de Monsanto em Lisboa, adiantou hoje esta força de segurança em comunicado.

1 de 4
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

"Na posse da informação recolhida e encetadas as diligências necessárias, um dos presos evadidos foi detido pela PSP e a viatura utilizada apreendida, sendo que a mulher que havia auxiliado à evasão foi também detida", explicou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP em comunicado.

Segundo a PSP, "o homem e a mulher detidos foram devidamente notificados para comparência perante a autoridade judiciária competente no dia de ontem [quinta-feira], sendo o preso transportado pelos Serviços Prisionais, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas".

Dois reclusos, que beneficiavam de regime aberto, fugiram na quinta-feira à noite da Cadeia de Monsanto, mas foram capturados, informou a Direcção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Cerca das 23:30 horas, foi detectado que dois reclusos afectos ao Regime Aberto do Estabelecimento Prisional de Monsanto se ausentaram" da zona da cadeia cuja vigilância é descontínua, indicou uma nota da DGRSP.

Um dos reclusos, após perseguição dos guardas, voltou voluntariamente e o outro foi rapidamente capturado e levado para o Estabelecimento Prisional.

Uma fonte dos serviços prisionais explicou à Lusa que os reclusos trabalhavam perto da cadeia, fora da zona murada do estabelecimento.

Os reclusos têm 30 e 34 anos e encontravam-se em fase final de cumprimento de penas de 5 e 6 anos pelos crimes de roubo, tráfico de droga e falsificação de documentos.

Após o sucedido, foram ambos enviados para outro estabelecimento prisional sem o benefício do Regime Aberto e ficaram sujeitos a um processo disciplinar, podendo ainda incorrer num crime de fuga.

A situação foi igualmente comunicada ao Serviço de Auditoria e Inspecção para Processo de Averiguações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela