Secções
Entrar

Procurador-geral da Colômbia diz que país está "inundado em coca"

17 de maio de 2018 às 17:15

Fernando Carrillo comentou o cultivo de coca em território colombiano e defende a imposição de novas medidas para combater o problema.


Fernando Carrillo, procurador-geral da Colômbia, fez declarações a jornalistas sobre o cultivo de coca no país e disse que este está "inundado (…), especialmente em zonas fronteiriças". Para Carrillo, urge repensar as políticas do país para acabar com os cultivos ilegais e o tráfico.

1 de 3
Foto: D.R.
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Em Maio do ano passado, o presidente colombiano - Juan Manuel Santos – lançou um plano de substituição das plantações de coca para os cultivadores (estes deviam substituir o produto ilícito por outros legais). A medida foi tomada no âmbito do acordo de paz entre o governo do país da América do Sul e a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), de forma a tentar resolver meio século de conflito armado.

Para Fernando Carrillo, esta medida tem-se mostrado insuficiente e defende que "há que pensar noutras soluções", em comunicado tornado público pela PGR colombiana.

O procurador-geral destacou também a relação entre as zonas de cultivo de coca e o aumento de "crime organizado, grupos armados e cartéis internacionais" - "onde há cartéis, crime organizado, pouca presença do Estado, a corrupção domina", disse.

O cultivo de coca, um ingrediente base da cocaína, tem sido um problema crescente na Colômbia. Em 2016, aumentou 52% e a área de plantação passou dos 96 mil para os 146 mil hectares, segundo a Agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC). O mesmo estudo revelou que houve um aumento de produção de cocaína: 646 toneladas em 2015 para 866 toneladas em 2016.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela