Secções
Entrar

Portugal goleia Ilhas Faroé com hat-trick de André Silva

10 de outubro de 2016 às 21:44

Restantes golos foram de Cristiano Ronaldo, João Moutinho e João Cancelo. Selecção está no segundo lugar do agrupamento

A selecção portuguesa de futebol, com três golos de André Silva, bateu hoje as Ilhas Faroé, por 6-0, num encontro que dominou por completo, e subiu ao segundo lugar do Grupo B de apuramento para o Mundial2018.

Em Torshavn, Portugal adaptou-se na perfeição ao relvado sintético do Estádio Torsvollur e ficou com o jogo praticamente resolvido na primeira parte, com André Silva a mostrar-se letal e a 'facturar' aos 12, 22 e 37 minutos, abrindo as portas para nova goleada lusa e também para o seu primeiro 'hat-trick' com a camisola das 'quinas'.

Na segunda parte, a formação de Fernando Santos, que completou hoje 62 anos, reduziu um pouco a intensidade, mas acabou por obter nova 'chapa' seis, como tinha acontecido com Andorra, com Cristiano Ronaldo, aos 65, João Moutinho, aos 90+1, e João Cancelo, aos 90+3, a completarem o resultado.

Este triunfo faz Portugal subir ao segundo lugar do Grupo B, com seis pontos, mas continua a três da Suíça, que reforçou a liderança com um esperado triunfo em Andorra, por 2-1.

O jogo da terceira jornada só não foi perfeito porque Pepe viu novo cartão amarelo e ficou automaticamente afastado do próximo encontro da fase de apuramento, que será em Novembro frente à Letónia, no Algarve.

Com Raphael Guerreiro lesionado, Fernando Santos foi obrigado a lançar Antunes no 'onze', mas as alterações não ficaram por aí. O seleccionador nacional reforçou o meio campo com William Carvalho e João Mário, deixando fora João Moutinho e Bernardo Silva.

William, João Mário e André Gomes acabaram por construir uma 'teia' nesse sector do terreno, impedindo as Ilhas Faroé de efetuarem as suas habituais jogadas rápidas de contra ataque e de ganhar confiança na partida.

A esse domínio no miolo juntou-se um inspirado André Silva, que fez os três golos em tantas oportunidades criadas na primeira parte, facilitando muito a tarefa dos campeões europeus.

Aos 12 minutos, o avançado do FC Porto aproveitou um corte deficiente da defensiva das Ilhas Faroé para, com apenas dois toques, aparecer isolado e abrir a contagem perante o guarda-redes Gunnar Nielsen.

Pouco depois, aos 22, André Silva aproveitou uma série de ressaltos para colocar novamente a bola nas redes da equipa da casa e, aos 37, esteve no sítio certo após uma defesa incompleta de Nielsen para fazer o terceiro.

Portugal regressou aos balneários depois de uma primeira parte completamente dominadora, em que puxou dos 'galões' de campeão europeu, perante umas Ilhas Faroé que não aguentaram a intensidade da formação lusa.

Na segunda parte, o ritmo mudou, com Portugal a aparecer mais lento, mas mesmo assim a fazer o suficiente para continuar a manter o domínio da partida e criar oportunidades de perigo.

Com uma 'bomba' de pé esquerdo à entrada da área, aos 65 minutos, Cristiano Ronaldo dilatou a vantagem e André Silva esteve perto do 'póquer' aos 70, mas o guardião da casa não deixou. Nesse lance, o avançado luso foi assistido por Gelson Martins, que tinha entrado minutos antes para o lugar de Ricardo Quaresma, talvez a figura lusa mais apagada.

O extremo do Sporting entrou com a 'corda' toda, fazendo várias arrancadas no lado direito e foi determinante nos últimos dois golos de Portugal, alcançados já nos descontos.

Aos 90+1 minutos, Gelson assistiu João Moutinho, que tinha entrado para o lugar de João Mário, e pouco depois, aos 90+3, fez um excelente passe para o lateral João Cancelo, que continua com 'veia' goleadora na selecção nacional. Três jogos, três golos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela