Secções
Entrar

Polícia turca travou marcha de orgulho LGBT

02 de julho de 2018 às 09:38

A polícia estabeleceu controlos em torno da praça Taksim para impedir a marcha anual.

A polícia turca estabeleceu este domingo numerosos controlos em torno da praça Taksim, no centro de Istambul, para impedir a marcha anual do orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgénero).

Os agentes da polícia, acompanhados por cães, não permitiram a passagem de pessoas envergando cartazes, faixas, bandeiras de arco-íris ou roupas similares.

1 de 7
Foto: OSMAN ORSAL
Foto: OSMAN ORSAL
Foto: OSMAN ORSAL
Foto: OSMAN ORSAL
Foto: OSMAN ORSAL
Foto: OSMAN ORSAL
Foto: OSMAN ORSAL

Apesar do controlo policial, cerca de duzentas pessoas conseguiram concentrar-se na Rua Istiklal, onde cantaram slogans como "Amor e Liberdade", dançaram e aplaudiram.

Os coordenadores da marcha leram um comunicado de imprensa em que denunciavam "crimes de ódio e violência policial".

"O governo acredita que as pessoas LGBT são uma ameaça", disse à agência EFE uma das coordenadoras da marcha, que se identificou como Gökçe.

"O governo não acredita na igualdade entre as pessoas, vê gays, lésbicas e transexuais como pessoas doentes, hoje eles não permitiram que muitas pessoas tivessem acesso às ruas do centro por causa de sua aparência", acrescentou.

Esta é a quarta vez consecutiva que o governo turco, formado pelo partido islâmico AKP, proíbe a marcha LGBT que se realiza em Istambul desde 2003 e que, até 2014, registou uma participação maior a cada ano, atingindo dezenas de milhares de pessoas numa atmosfera festiva e pacífica.

Porém, a partir de 2015, o gabinete do governador da cidade proibiu o evento, justificando com o facto de o mesmo coincidir com o Ramadão ou porque "prejudica o turismo".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela