Secções
Entrar

Paulo Macedo anuncia mais 28 Unidades de Saúde Familiar

17 de junho de 2015 às 13:00

O ministro da Saúde garante que em quatro anos o número de utentes sem médico de família diminuiu e acredita que ainda irá reduzir mais

O ministro da Saúde anunciou hoje que até ao final do ano vai abrir mais 28 Unidades de Saúde Familiar (USF) e deixar em construção cerca de 20 centros de saúde, a serem inaugurados já pelo próximo Governo.

 

Falando na Comissão Parlamentar de Saúde, a última em que participa nesta legislatura, Paulo Macedo recordou que durante a sua governação foram abertas 117 USF e adiantou que durante o ano de 2015 serão abertas mais 28, estando prevista para "os próximos dias" a publicação da portaria correspondente.

 

"Deixaremos em construção, em obra, cerca de 20 centros de saúde. Há-de ser o novo Governo a inaugurá-las, que a mim não me vêem em cerimónias de arranque de obras, de lançamento das primeiras pedras", afirmou, numa resposta directa à deputada socialista Luísa Salgueiro.

 

Quanto ao médico de família, Paulo Macedo sublinha que foi possível em quatro anos diminuir o número de utentes sem médico de família e adiantou que este número irá diminuir ainda mais graças aos internos que estão a concluir a formação.

 

"A grande diminuição do número de utentes sem médicos de família vem do número significativo de internos que estarão a prestar serviço nas USF e cuidados de saúde personalizados".

 

Assim, considera que a falta de médicos de família para cerca de 700 mil pessoas possa ser suprida em dois anos.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela