Secções
Entrar

Passos quer que exportações representem 50% do PIB

17 de julho de 2015 às 11:48

O chefe do Governo discursou durante a sessão de abertura do fórum de negócios entre Moçambique e Portugal, durante esta manhã, em Lisboa

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, afirmou esta sexta-feira que quer que as exportações portuguesas ultrapassem os 50% do PIB em 2020, situando-se nos 46% em 2017, permitindo atingir níveis semelhantes aos de países europeus da mesma dimensão.

 

"Em 2009, o peso das exportações no produto (PIB) era apenas de 29%, em 2014 ultrapassou os 40%, mas nós queremos alcançar até 2020 uma meta superior a 50%, com 46% até final de 2017, o que nos colocará em níveis semelhantes aos de outros países europeus da nossa dimensão", afirmou o primeiro-ministro, perante uma plateia de empresários portugueses e moçambicanos.

 

O primeiro-ministro discursava durante a sessão de abertura do fórum de negócios Moçambique - Portugal, que decorreu esta manhã na sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.

 

Na sessão de abertura intervieram também o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, o presidente da Aicep Portugal Global, Miguel Frasquilho e o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rogério Manuel.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela