Secções
Entrar

Nova ronda de negociações de paz na Síria a 23 de Fevereiro

13 de fevereiro de 2017 às 18:01

Conversações vão decorrer a 23 de Fevereiro, apoiadas pela Organização das Nações Unidas

A nova ronda de negociações de paz para a Síria inicia-se formalmente a 23 de Fevereiro em Genebra, anunciou hoje o gabinete do enviado especial da ONU, Staffan de Mistura.

O enviado especial está "activamente empenhado" nos esforços diplomáticos para levar as delegações do governo sírio e da oposição de volta a Genebra, segundo um comunicado do seu gabinete.

Mistura tinha evocado anteriormente 20 de Fevereiro para o recomeço das conversações, mas o texto refere que as delegações devem chegar "a ou por volta de 20 de Fevereiro" a Genebra para permitir "consultas prévias" com ele.

Uma porta-voz do enviado especial, Yara Sharfi, confirmou à imprensa que hoje foram enviados convites formais aos participantes e que as consultas prosseguem. 

As negociações de paz, mediadas pelas Nações Unidas, foram suspensas há quase dez meses, em Abril, devido a um recrudescimento dos combates.

Os grupos 'jihadistas' envolvidos no conflito na Síria, como o Estado Islâmico ou o braço sírio da Al-Qaida, Fatah al-Sham (ex-Frente al-Nosra), estão excluídos das negociações de paz.

Ao contrário de rondas anteriores, em que participaram vários grupos da oposição ao regime de Bashar al-Assad, o actual formato envolve apenas duas delegações oficiais: do governo sírio e da oposição.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela