Secções
Entrar

Nigéria duplica o salário mínimo para €39,60 após aumento do custo de vida

Lusa 24 de julho de 2024 às 10:13

O país mais populoso de África assistiu a uma série de greves nos últimos meses, com os sindicatos a exigirem salários mais elevados.

A Assembleia Nacional (Parlamenta) da Nigéria aprovou hoje um projeto de lei que mais do que duplica o salário mínimo no país, num momento em que as autoridades alertam para protestos devido ao aumento do custo de vida.

REUTERS/Afolabi Sotunde

O salário mínimo mensal deverá aumentar de 30.000 para 70.000 nairas (cerca de 39,60 euros) assim que o Presidente Bola Ahmed Tinubu concordar com o projeto de lei, que foi rapidamente aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Representantes.

Os legisladores também reduziram o período de revisão salarial de cinco para três anos.

A aprovação do projeto de lei foi "importante para o povo nigeriano", frisou Godswill Akpabio, presidente do Senado e membro do partido APC de Tinubu.

O custo de vida disparou quando Tinubu pôs fim a um dispendioso subsídio aos combustíveis e facilitou os controlos cambiais, após a sua tomada de posse em maio do ano passado.

A inflação atingiu um máximo histórico de 34,19% em junho, com a inflação alimentar a ultrapassar os 40,87%, segundo o Gabinete Nacional de Estatísticas.

Os sindicatos concordaram com o aumento após um impasse e meses de negociações, embora o aumento seja muito inferior ao que tinham solicitado.

O novo mínimo salarial aplica-se aos funcionários públicos federais, sejam funcionários públicos, aeroportuários ou professores.

A aprovação do projeto de lei surge num momento em que há mobilizações nas redes sociais para que os nigerianos se juntem aos protestos em agosto contra as políticas de Tinubu.

O país mais populoso de África assistiu a uma série de greves nos últimos meses, com os sindicatos a exigirem salários mais elevados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela