Secções
Entrar

Morreu Maria Helena Varela Santos, a primeira locutora de continuidade da RTP

04 de maio de 2020 às 07:31

Maria Helena Varela Santos estreou-se na RTP em 1956, e abriu as emissões oficiais do primeiro canal, a 07 de março 1957.

A primeira locutora de continuidade da RTP, Maria Helena Varela Santos, morreu hoje, aos 86 anos, vítima de doença prolongada, disse à Lusa a sua filha.

Maria Helena Varela Santos estreou-se na RTP em 1956, e abriu as emissões oficiais do seu primeiro canal, em 07 de março 1957, como recorda a história publicada pela televisão pública, na Internet.

Numa entrevista à Antena 1, em 2017, nos 60 anos da RTP, Maria Helena Varela Santos recordou essa data, quando, às 21:30, saudou o país com um "boa noite, senhores espectadores".

Na altura, para apresentar um programa, tinha de o conhecer por inteiro, "tinha de o saber de cor".

"Isto era nos [antigos] estúdios do Lumiar. Havia um pátio muito grande, um terreiro, e ia para aí, andar, passear de um lado para o outro, para decorar o papel, para ver se conseguia ter aquilo tudo colado à memória", recordou.

O rosto de Maria Helena Varela Santos marcou os primeiros anos da televisão em Portugal.

Fazia a locução de continuidade, apresentou o festival da canção inaugural, em 1964, concursos como "Dize Tu, Direi Eu!", e entrou em produções como "O Ladrão de Quem se Fala", sempre desempenhando o seu próprio papel, o de profissional da RTP.

"Nunca deixei de estar nervosa, nunca. Até ao último dia nunca deixei de estar nervosa em frente às câmaras", confessou à Antena 1, em 2017.

Em anos mais recentes, Maria Helena Varela Santos regressou como convidada a programas como "Inesquecível", "Parque Maior" e "Regresso ao Passado".

Filha do fundador da Rádio Ribatejo, o capitão Jaime Varela dos Santos, Maria Helena foi casada com o também apresentador da RTP José Fialho Gouveia (1935-2004).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela