Secções
Entrar

Montenegro cancela toda a agenda até sexta e adia Congresso do PSD

Lusa 17 de setembro de 2024 às 13:33

O primeiro-ministro já tinha cancelado a agenda de segunda-feira e de hoje para acompanhar, em permanência, a evolução do combate aos incêndios.

O 42.º Congresso do PSD vai realizar-se em 19 e 20 de outubro, em Braga, depois de ter estado previsto para o próximo fim de semana, e ter sido adiado devido à situação dos incêndios.

A informação da nova data do Congresso social-democrata foi transmitida por fonte do partido, mantendo-se o local da reunião magna.

Com esta alteração, o Congresso do PSD já se vai realizar depois da entrega pelo Governo da proposta de Orçamento do Estado para 2025, até 10 de outubro, e que tem ainda aprovação incerta, já que os 80 deputados do PSD e CDS-PP são insuficientes para garantir a sua viabilização.

Ao início da tarde, Luís Montenegro cancelou toda a sua agenda como primeiro-ministro e adiou o Congresso do PSD, que se deveria realizar sábado e domingo em Braga.

Na segunda-feira, à saída da sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), acompanhado pelo Presidente da República, o primeiro-ministro já tinha avisado que o país ia viver "horas difíceis" nos próximos dias devido aos incêndios.

"Nós vamos passar horas difíceis nos próximos dias, temos de nos preparar para isso e temos de nos juntar para isso", avisou o chefe do Governo.

Pelo menos sete pessoas morreram nos incêndios que atingem desde domingo a região norte e centro do país, como Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, distrito de Aveiro, destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas, como a A1, A25 e A13.

Na segunda-feira, ao início da tarde, Luís Montenegro tinha cancelado toda a agenda até hoje para "supervisionar a coordenação do combate aos incêndios".

O 42.º Congresso do PSD estava marcado para sábado e domingo em Braga para eleger os restantes órgãos nacionais do partido, depois de Luís Montenegro ter sido reeleito presidente da Comissão Política Nacional em eleições diretas em 06 de setembro, com mais de 97,45%.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela