Secções
Entrar

Milhares de cavalos-marinhos apreendidos em França

19 de agosto de 2016 às 10:20

Cerca de 2.000 cavalos-marinhos, peixes em vias de extinção, foram descobertos mortos e secos em França em encomendas postais enviadas da Guiné Conacri com destino ao Vietname

Os peixes ósseos, uma espécie protegida em vias de extinção, foram descobertos "mortos e secos", "num saco de plástico no interior das encomendas" provenientes da Guiné-Conacri que deveriam ser encaminhadas para Hanói, no Vietname, por via aérea. 

"Entre 28 de Julho e 8 de Agosto deste ano, as autoridades aduaneiras do serviço postal de Chilly-Mazarin", na região parisiense, "apreenderam consecutivamente 800 e 1.200 cavalos-marinhos (...) escondidos em várias encomendas postais", informaram em comunicado.

Os cavalos-marinhos, protegidos pela convenção de Washington relativa aos comércio internacional das espécies de fauna e flora selvagens ameaçadas de extinção (CITES), são "frequentemente" detectados em encomendas postais, disse à AFP Olivier Gourdon, o chefe da divisão dos serviços aduaneiros de Paris-oeste.

Estas espécies marinhas são geralmente expedidas de África com destino a países asiáticos como a China, Japão ou Vietname, acrescentou, onde são utilizados na medicina tradicional chinesa, devido a supostas propriedades terapêuticas e afrodisíacas. 

As espécies descobertas em Chilly-Mazarin devem ser destruídas.

Cerca de 19.000 cavalos-marinhos secos foram apreendidos em Fevereiro do ano passado no aeroporto de Roissy (Paris), numa remessa comercial proveniente de Madagáscar com destino a Hong Kong. As autoridades aduaneiras estimaram essa apreensão em cerca de 200.000 euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela