Secções
Entrar

Mais de 230 operacionais e 12 meios aéreos combatem fogo em Odemira

18 de agosto de 2021 às 17:10

Por volta das 16h30, o combate às chamas mobilizava "um total de 231 operacionais, apoiados por 63 veículos e 12 meios aéreos", segundo a Proteção Civil.

Mais de 230 operacionais e 12 meios aéreos estão a combater o incêndio que lavra em "mato e povoamento florestal", desde o início da tarde, na freguesia de Sabóia, concelho de Odemira (Beja), revelou a Proteção Civil.

"O incêndio, que tem duas frentes ativas, continua por dominar e está a consumir mato e povoamento florestal misto, nomeadamente eucaliptos, pinheiros e sobreiros", disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Por volta das 16:30, o combate às chamas mobilizava "um total de 231 operacionais, apoiados por 63 veículos e 12 meios aéreos", precisou.

Os bombeiros receberam o alerta para o eclodir das chamas, na zona da localidade de João Martins, na freguesia de Sabóia, às 13:14 e, cerca de uma hora depois, já se encontravam no local 176 operacionais, apoiados por 44 veículos e 11 meios aéreos.

Os 231 operacionais que se encontram agora no terreno estão "a fazer o combate direto ao incêndio, com meios terrestres e aéreos", mas também "continuam em proteção às habitações dispersas" existentes na zona.

"Não temos informações de casas ardidas", mas sim de que "os bombeiros estão a fazer a defesa das habitações que se encontram na linha de progressão do incêndio, que também combatem diretamente", frisou a fonte da ANEPC.

Os operacionais encontram-se "a atacar a cabeça e os flancos do incêndio", acrescentou.

A operação de combate envolve meios dos bombeiros e da Força Especial de Proteção Civil, assim como a AFOCELCA, GNR e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela