Secções
Entrar

Lisboa, Leiria e Setúbal sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte

13 de setembro de 2021 às 07:14

Aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de rajadas de vento forte colocam 18 distritos em alerta. IPMA prevê "muita instabilidade" até quinta-feira, com "precipitações localmente fortes", particularmente em Leiria, Lisboa e Setúbal.

Os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal estão esta segunda-feira sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de rajadas de vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes três distritos vão estar sob aviso laranja até às 12h00 de hoje, passando depois a aviso amarelo até às 12h00 de quarta-feira.

O IPMA colocou também 15 distritos do continente sob aviso amarelo por causa dos aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de rajadas de vento forte e trovoadas frequentes e dispersas até às 12h00 de quarta-feira.

Também o arquipélago da Madeira está até às 15h00 de hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e trovadas frequentes e dispersas.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê "muita instabilidade" até quinta-feira, com "precipitações localmente fortes", particularmente em Leiria, Lisboa e Setúbal.

De acordo com o IPMA, "são expectáveis precipitações localmente fortes, com impactos significativos, em particular em meios urbanos, onde há risco de cheias rápidas, e na circulação rodoviária".

"Há ainda condições para a ocorrência de trovoadas frequentes e fenómenos extremos de vento muito localizados", refere, apontando que o cenário "deverá ser mais severo" na terça e quarta-feira.

Adicionalmente, prevê-se uma descida da temperatura máxima hoje e na terça-feira.

Esta situação ocorre "devido à aproximação de uma depressão a Portugal continental com expressão em altitude, à qual estão associadas massas de ar tropicais, instáveis e com elevados conteúdos em vapor de água".

Face às previsões meteorológicas de chuva forte e persistente, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou no domingo para o risco de cheias e inundações na Grande Lisboa e Setúbal, assim como no Algarve.

Em comunicado, refere que há também o risco da subida do nível das águas dos rios e ribeiras do Algarve, "que poderão causar inundações nas zonas urbanas e mais impermeabilizadas", pelo que recomenda "especial atenção à eventual conjugação dos picos de precipitação com as horas previstas para a preia-mar".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela