Líder norte-coreano visita fábrica de cosméticos com mulher e irmã
A irmã e a mulher acompanharam Kim Jong-un.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visitou uma fábrica de cosméticos, acompanhado da mulher e da influente irmã, com as fortes tensões em torno das ambições militares do país sob pano de fundo.
Durante essa "visita de orientação no terreno" a uma fábrica de cosméticos de Pyongyang, no domingo, o líder norte-coreano elogiou os produtos de "nível internacional" que permitem "realizar o sonho das mulheres que desejam ser mais bonitas", de acordo com a agência oficial da Coreia do Norte KCNA.
Kim Jong-un fez-se acompanhar pela irmã mais nova, Kim Yo-Jong, que foi promovida recentemente à direcção política do partido único da Coreia do Norte, realçou a KCNA, que também divulgou fotografias relativas à visita.
Kim Yo-jong e Ri Sol-ju são consideradas as mulheres mais influentes daquele país asiático, profundamente patriarcal.
Desde a chegada ao poder de Kim Jong-un, em Dezembro de 2011, ambas acompanham frequentemente as visitas oficiais do líder quando as antecessoras raramente eram avistadas em público.
Ri, antiga cantora igualmente conhecida pelo gosto pela alta-costura, teve três filhos com Kim Jong-un.
A irmã do dirigente norte-coreano, que terá perto de 30 anos, foi promovida recentemente à direcção política do Partido dos Trabalhadores da Coreia, órgão de decisão presidido por Kim Jong-un.
Os dois irmãos nasceram da união do falecido líder Kim Jong-Il e da terceira mulher, a antiga dançarina Ko Yong-Hui.
A família Kim está no poder na Coreia do Norte desde 1948.
Edições do Dia
Boas leituras!