Secções
Entrar

Incêndios: Fogo em Cabeceiras de Basto em zona de difícil acesso

02 de setembro de 2016 às 11:52

Um incêndio em Vilela, concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, está a lavrar há oito horas numa "zona serrana de difícil acesso"

Um incêndio em Vilela, concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, está a lavrar há oito horas numa "zona serrana de difícil acesso", estando a ser combatido por 54 operacionais, apoiados já por dois meios aéreos.

Em declarações à Lusa, o adjunto operacionais Carlos Guerra, da Autoridade Nacional da Protecção Civil, explicou que o fogo lavra numa "zona serrana de muito difícil acesso", e que teve início pela 1h14 da madrugada de hoje.

"Este é um novo incêndio, não tem a ver com os dos últimos dias no concelho de Cabeceiras de Basto. Foi um incêndio que começou num local de muito difícil acesso, e alguns dos sítios sem qualquer tipo de acesso. O combate durante a noite foi muito difícil e em alguns dos locais praticamente impossível", explicou o responsável.

De acordo com Carlos Guerra, pelas 9h00 estava a ser reforçado o s meios no terreno estavam a ser reforçados com meios terrestres e meios aéreos.

A estratégia passa por combater o fogo onde não é possível colocar veículos, explicou o adjunto de operações, reforçando que em algumas frentes onde o combate "é mais fácil a situação tenderá a melhorar rapidamente, enquanto nas outras o combate tornar-se-á mais moroso e difícil".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela