Secções
Entrar

Gestor da Daimler na China transferido por comentário racista

22 de novembro de 2016 às 13:31

As palavras do executivo geraram milhares de comentários nas redes sociais chinesas

Rainer Gaertner, director executivo da fabricante de automóveis Daimler na China, foi transferido depois de ter alegadamente insultado um grupo de chineses e usado gás pimenta, numa disputa por um lugar de estacionamento. 

"Vivo há um ano na China. A primeira coisa que aprendi aqui é: os chineses são todos uns cabrões", terá alegadamente dito o responsável pelas operações da Daimler, detentora da marca Mercedes-Benz. Posteriormente, terá ainda usado gás pimenta para afastar um grupo que o confronto. 

As palavras do executivo geraram milhares de comentários nas redes sociais chinesas. "Todos os estrangeiros que não gostam da China devem ser postos fora do país, sem excepção", comentou um utilizador no Sina Weibo, o Twitter chinês, reflectindo a opinião dominante entre os internautas. Outro reagiu assim: "Os chineses devem erguer o peito. A nossa nação é muito forte. Não estamos abaixo de ninguém".

Em comunicado, o grupo Daimler afirmou que o incidente é prejudicial para a empresa, independentemente do que Gaertner terá dito, e anunciou que o director será transferido para outro país. A empresa afirma que resolveu a disputa de "forma amigável" com o condutor do outro veículo e que a polícia de Pequim resolveu encerrar o caso.


A China é o maior mercado automóvel do mundo e, em 2015, foram vendidos 24,6 milhões de veículos no país – um recorde na história do sector automóvel. Os consumidores e imprensa chinesa são particularmente sensíveis a atitudes e palavras entendidas como ofensivas para a China e casos do género tornam-se quase sempre virais nas redes sociais do país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela