Secções
Entrar

Facebook vai deixar de utilizar a tecnologia do reconhecimento facial

03 de novembro de 2021 às 08:20

Tecnologia permite, desde 2010, identificar uma pessoa com base em fotos ou vídeos colocados nesta rede social.

A Facebook anunciou que vai deixar de utilizar na sua plataforma o reconhecimento facial, que permite identificar, desde 2010, uma pessoa com base em fotos ou vídeos colocados nesta rede social.

O grupo californiano envolvido em vários escândalos indicou também que vai suprimir a informação acumulada de reconhecimento facial relativa a mil milhões de utilizadores, segundo um seu comunicado.

"Esta mudança vai representar uma das mais importantes evoluções em termos de uso do reconhecimento facial na história desta tecnologia", salientou o vice-presidente da empresa com o pelouro da inteligência artificial, Jerome Pesenti.

"Mais de um terço dos utilizadores diários da Facebook ativaram o reconhecimento facial e podem ser reconhecidos", especificou. "Mais de mil milhões de modelos numéricos de reconhecimento facial vão, portanto, ser suprimidos.

Esta decisão inesperada significa que alguns instrumentos populares da rede vão deixar de funcionar, por exemplo, o algoritmo vai deixar de identificar as pessoas presentes em uma foto, quando alguém a publicar.

A Facebook enfrenta uma série de acusações associadas à divulgação de documentos internos por uma sua ex-funcionária.

Esta, Frances Haugen, tem garantido, em declarações no Congresso dos EUA, no Parlamento Europeu e, agora, na Web Summit que decorre em Lisboa, que a empresa de redes sociais coloca os seus lucros à frente da segurança dos utilizadores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela