Secções
Entrar

Estado Islâmico proíbe acesso privado à Internet

20 de julho de 2015 às 12:31

A denúncia é do Observatório Sírio dos Direitos Humanos e de um grupo activista que actua em Raqqa

O grupo terrorista Estado Islâmico está a proibir o acesso privado à Internet no seu bastião sírio de Raqqa, para obrigar os moradores a utilizar os cibercafés, onde o acesso pode ser monitorizado, denunciaram hoje activistas.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) e o grupo activista Raqa is Being Slaughtered Silently relataram novas restrições de acesso à Internet.

Este grupo publicou na Internet a fotografia de um folheto que está a ser distribuído na cidade, onde os utilizadores são alertados de que têm quatro dias, a partir de domingo, para cortar as conexões de Wi-Fi privadas.

"É obrigatório para todos os utilizadores de Internet a remoção de conexões Wi-Fi distribuídas fora dos cibercafés e das ligações privadas, incluindo para soldados do Estado Islâmico", refere o folheto.

A proibição afectará não só os grupos activistas como o Raqa is Being Slaughtered Silently, mas também potenciais desertores dentro do grupo, referiu o Observatório.

"Este passo faz parte da tentativa da organização para impor um apagão de notícias sobre o que está a acontecer dentro da cidade de Raqqa", completou.

De acordo com a informação adiantada pelo OSDH, foram realizadas patrulhas e invasões a cibercafés para procurar pessoas que estivessem a transmitir notícias.

O grupo radical Estado Islâmico está também a tentar cortar as comunicações entre os soldados não-sírios e os seus familiares "com medo que tentem voltar para casa", adiantou o Observatório.

Raqqa, situada no Vale do Eufrates, a nordeste de Damasco, é a capital síria do grupo Estado Islâmico, que controla grande parte da Síria e do Iraque.

A Internet tem sido uma ferramenta útil para os activistas da cidade documentarem a vida sob o governo jihadista.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela