Secções
Entrar

Eólicas representaram quase 40% da energia produzida em Portugal em outubro

Lusa 14 de novembro de 2024 às 15:44

Portugal continua a ser o quarto país europeu com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, atrás da Noruega, Áustria e Dinamarca.

A energia eólica representou 38% da eletricidade gerada em Portugal, em outubro, mês em que a incorporação de renováveis foi de 78,6%, segundo dados da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), hoje divulgados.

energia eolicas parque eolico renovavel renováveis

No acumulado de janeiro a outubro, foram gerados 38.229 gigawatts-hora (GWh) de eletricidade no país, dos quais 81,8% tiveram origem renovável.

Nos primeiros 10 meses do ano, a incorporação de eletricidade renovável registou um aumento de 14 pontos percentuais em relação ao período homólogo do ano passado e contribuiu para uma queda de 15,7% na produção de eletricidade fóssil, relativamente aos valores registados em 2023.

A descida, sublinhou a APREN, é justificada pela queda na produção de eletricidade proveniente de gás natural.

Portugal continua, assim, a ser o quarto país europeu com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, atrás da Noruega, Áustria e Dinamarca, realçou a associação.

Até outubro, registou-se um preço médio horário no Mercado Ibérico de Eletricidade em Portugal (MIBEL) de 54,5 euros por megawatt-hora (MWh), o que representa uma redução de 41% face ao período homólogo do ano passado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela