Secções
Entrar

Curdos declaram região federal no norte do país

17 de março de 2016 às 16:15

Os curdos da Síria anunciaram esta quinta-feira a criação de uma região federal nas zonas que controlam no norte do país

Os curdos da Síria anunciaram esta quinta-feira a criação de uma região federal nas zonas que controlam no norte do país, noticiou a agência France Presse citando responsáveis curdos.

"O sistema federal foi aprovado para a região Rojava [Curdistão sírio] – Norte da Síria", anunciou Sihanouk Dibo, um responsável do principal grupo político curdo sírio, o Partido da União Democrática (PYD), depois de uma reunião de dois dias no nordeste do território sírio.

A decisão foi confirmada à agência por outro participante nas conversações, Aldar Xelil, da comissão preparatória do projeto federal.

Durante o dia de hoje, 17, vão ser formados conselhos que vão definir os limites da região e a natureza do sistema, segundo as mesmas fontes.

Os grupos curdos controlam cerca de 10% do território sírio, onde criaram três "regiões autónomas" - Afrin e Kobane, na província de Alepo, e Jazire, na província de Hasakeh -, as quais vão agora integrar o sistema federal, avançando no sentido de uma maior autodeterminação.

Os curdos asseguram que o projeto federal tem uma base "territorial" e não "étnica", incluindo representantes da população árabe e de outras minorias presentes nessa zona.

O regime de Bashar al-Assad e a oposição declararam várias vezes a sua oposição a um sistema federal no país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela