Secções
Entrar

China reconhece que Pyongyang violou resoluções

30 de agosto de 2017 às 08:25

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, admitiu hoje que o lançamento do míssil norte-coreano que sobrevoou o Japão "violou as resoluções das Nações Unidas e minou os tratados de não proliferação"


1 de 4
Coreia do Norte
Foto: KCNA
Foto: Kim Kyung-Hoon /Reuters
Foto: Andrew Kelly/Reuters
Foto: Mohamed Nureldin Abdallah/Reuters

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, admitiu hoje que o lançamento do míssil norte-coreano que sobrevoou o Japão "violou as resoluções das Nações Unidas e minou os tratados de não proliferação".

"A China não é a favor [do lançamento do míssil] e estamos a trabalhar com outros membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas", afirmou Wang, numa conferência de imprensa em que prometeu "dar a resposta necessária".

O ministro chinês lembrou que China e Coreia do Norte "são vizinhos e têm uma velha amizade", mas Pyongyang "violou as resoluções e, por isso, como membro permanente do Conselho de Segurança e país importante e responsável, a China deve tomar uma posição clara".

Wang Yi sublinhou que o seu Governo "cumprirá totalmente com as resoluções" da ONU e sublinhou que estas são importantes para tentar "conter o programa nuclear e de mísseis norte-coreano".

O ministro apelou ainda "a todas as partes para que não empreendam acções que resultem numa escalada de tensões".

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediram também hoje que se eleve até um "nível extremo" a pressão sobre Pyongyang.

O regime norte-coreano realizou o teste em protesto contra as manobras militares que Washington e Seul estão a realizar na península coreana, e que Pyongyang considera um exercício para uma invasão.

A China é o principal aliado e parceiro comercial da Coreia do Norte, mas tem-se afastado do regime de Kim Jong-un, devido à sua insistência em desenvolver um programa nuclear.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela