Secções
Entrar

Cavaliers forçam negra na final da NBA

17 de junho de 2016 às 11:44

Os Cleveland Cavaliers baterem em casa os campeões Golden State Warriors por 115-101

Os Cleveland Cavaliers mantiveram-se esta quinta-feira, 17 de Junho, na corrida ao seu primeiro título da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao baterem em casa os campeões Golden State Warriors por 115-101 e forçarem o jogo 7 na final.

Um primeiro período arrasador (31-11), beneficiando também do pior quarto da época dos campeões, e um 'grande' LeBron James (41 pontos, 11 assistências, oito ressaltos, quatro roubos de bola e apenas umturnover), sobretudo na segunda parte, permitiram aos 'Cavs' salvar o segundomatch point.

Depois desse mau arranque, os Warriors nunca conseguiram colocar-se a menos de sete pontos de distância, numa final que continua à espera de um jogo equilibrado, resolvido sobre o final: só se for domingo, na 'negra', em Oakland.

Além James, autor de 27 pontos na segunda parte, incluindo 18 consecutivos dos 'Cavs', entre o terceiro e o quarto períodos (de 72-57 para 90-79), destaque para os 23 pontos de Kyrie Irving, decisivo na primeira parte, os 15 pontos e 16 ressaltos de Tristan Thompson, e os 14 pontos de J. R. Smith.

Nos Warriors, Stephen Curry foi o melhor, com 30 pontos, mas acabou expulso, ao protestar e atirar contra o chão a proteção dos dentes, depois de lhe ser averbada a sexta falta, enquanto Klay Thompson marcou 25, mas apareceu tarde.

Moralizados pelo triunfo fora no quinto jogo, os 'Cavs' entraram muito fortes e marcaram os primeiros oito pontos do jogo, com os campeões, desfalcados do 'gigante' Andrew Bogut, que se lesionou no quinto jogo, a demorarem 5.05 minutos a acertar o primeiro cesto, obra do regressado Draymond Green.

Os anfitriões intensificaram, porém, o domínio, com Irving, James e Thompson em destaque, e fecharam o primeiro parcial 20 pontos à maior (31-11), no que foram os piores 12 minutos da época para os Warriors em termos pontuais, com cinco em 22 nos 'tiros' de campo e um em nove nos 'triplos'.

Com Curry, finalmente, inspirado, os campeões entraram no jogo no segundo período e, culminando um parcial de 9-0, colocaram-se a oito pontos (46-38), com o MVP da fase regular a falhar um 'triplo' para aproximar ainda mais.

Depois de alguns minutos de desnorte, Irving (20 pontos na primeira parte) 'pegou' no jogo e, com a ajuda de Thompson (11 pontos e 10 ressaltos), fez com que os 'Cavs' recuperassem o ascendente e atingissem o intervalo bem na frente (59-43).

Os Warriors vieram para a segunda parte apostados em recuperar através de 'triplos', mas continuaram a falhar e os locais subiram a vantagem para 24 pontos (70-46), numa altura em que até Kevin Love começou a acertar.

Os forasteiros responderam com um parcial de 9-0, mas os 'Cavs' não se impressionaram e voltaram a colocar-se 19 à maior, até, finalmente, aparecer Klay Thompson, que, com um 'enorme' final de terceiro período, reabriu o jogo (80-71).

LeBron James, que havia marcado os últimos oito pontos dos locais no terceiro período, marcou os primeiros 10 no quarto e não permitiu que os Warriros se aproximassem mais do que sete pontos (88-79, a 7.33 minutos do fim).

Até ao final, o '23' dos locais continuou a dominar por completo os acontecimentos, enquanto os Warriors acabaram 'perdidos', com Curry a ser expulso após ver a sexta falta e a diferença a ficar-se nos 14 pontos (115-101).

Na história da NBA, a final vai para sétimo jogo pela 19.ª vez e primeira desde 2012/13 -- os Miami Heat, de LeBron James, bateram os San Antonio Spurs --, sendo que os 'Cavs' procuram tornar-se a primeira equipa a virar um 1-3.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela