Campeão olímpico congela esperma com receio do Zika
Vários atletas já anunciaram que não vão participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por receio do Zika. Alguns optam por ir e toma medidas de precaução diferentes
O actual campeão olímpico do salto em comprimento, o britânico Greg Rutherford, congelou esperma por recear ser infectado pelo vírus Zika durante os jogos Olímpicos Rio2016.
"As notícias sobre o vírus Zika causaram-nos muita preocupação", explicou a companheira, Susie Verrill, à revista Standard Issue, acrescentando que a opinião médica foi importante para a tomada da decisão.
"Queremos ter mais filhos e não quero expor-me a uma situação que pode ser evitada", afirmou Susie Verrill que já tem um filho com Rutherford.
Desde o final de 2015, o Brasil tem sido afectado pelo vírus Zika, transmitido por um mosquito, que se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés, cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.
Recentemente, um grupo de 150 especialistas em saúde pública pediu o adiamento dos Jogos Olímpicos ou a mudança de local, para evitar a propagação da doença para todo o mundo. O vírus pode causar microcefalia (malformação do crânio e desenvolvimento incompleto do cérebro) e doenças neurológicas em adultos, incluindo a síndroma de Guillain-Barré.
Vários atletas, entre os quais os golfistas Vijay Singh e Marc Leishman, e o ciclista Tejay van Garderen, já anunciaram que não vão participar nos Jogos, que se realizam entre 5 e 26 de Agosto, por receio do Zika.
Edições do Dia
Boas leituras!