Secções
Entrar

Brasil: Lava Jacto recupera mais €56,9 milhões

18 de novembro de 2016 às 20:16

O Ministério Público Federal (MPF) do Paraná do Brasil, devolveu hoje à petrolífera Petrobras 56,9 milhões de euros recuperados pela Operação Lava Jacto

O Ministério Público Federal (MPF) do Paraná do Brasil, devolveu hoje, numa cerimónia em Curitiba, no estado do Paraná, à petrolífera Petrobras 204,2 milhões de reais (56,9 milhões de euros) recuperados pela Operação Lava Jacto.

A operação investiga o maior esquema de corrupção da história brasileira e envolve várias empresas, em especial a Petrobras, para além de dezenas de políticos.

"No Brasil, é uma façanha, uma proeza conseguir efectivamente recuperar algum dinheiro desviado dos cofres públicos. Isto faz-nos celebrar hoje a entrega de mais de 200 milhões de reais para a Petrobras, o maior valor já devolvido na história pela justiça criminal para uma vitima", afirmou o procurador Deltan Dallagnol, citado pela imprensa local.

Esse dinheiro só foi recuperado devido à colaboração entre diversos órgãos públicos, como o MPF, a Polícia Federal e a Receita (Finanças), acrescentou o também coordenador da equipa que trata da Lava Jacto em Curitiba.

O dinheiro resultou de 18 acordos de delação premiada (prestação de informações por pessoas físicas em troca de eventual redução de pena) e três de leniência (equivalentes às delações premiadas, mas para pessoas jurídicas).

Segundo o MPF, trata-se da terceira e maior devolução de recursos no âmbito da Lava Jacto para a petrolífera estatal, que, no total, já recebeu cerca de 139,5 milhões de euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela