Secções
Entrar

Advogado: dentista que matou leão Cecil não fez nada de errado

07 de setembro de 2015 às 15:57

Walter Palmer deu a primeira entrevista desde a controversa caçada no Zimbabué

O advogado de defesa do dentista norte-americano que matou o famoso leão zimbabueano Cecil considera não haver base legal para afirmar que o seu cliente, Walter Palmer, tenha feito algo de errado ao abater o felino.

Na primeira entrevista dada após meses de silêncio desde a controversa caçada ao leão no Parque Nacional Hwange, no Zimbabué, o dentista norte-americano disse ao jornal Minneapolis Star Tribuneque não tinha ideia de que o felino era uma atracção do parque e negou confirmar se irá acatar a decisão do tribunal zimbabueano que exige a sua extradição para aquele país africano.

O advogado de Walter Palmer, presente na entrevista, assegurou que não "havia alegações oficiais de que ele (o dentista) tenha feito algo de errado" ao abater o leão.

Após meses de ausência no trabalho, o médico norte-americano anunciou que regressará esta terça-feira, dia 8 de Setembro, à sua clínica que, durante dias, foi palco de vários protestos contra a actuação do dentista no Zimbabué.

A contestação contra os seus actos estendeu-se às redes sociais.

No dia 28 de Setembro, o tribunal de Hwange, perto da reserva onde decorreu a controversa caçada, vai ouvir novamente o organizador do safari, Theo Bronkhorst, caçador profissional zimbabueano.

Segundo a acusação, o proprietário do terreno no qual Cecil foi abatido não tinha quota para abater um leão. De acordo com informações não confirmadas, o animal, que tinha um dispositivo GPS porque era seguido no quadro de um estudo científico, foi atraído para fora da reserva. As autoridades norte-americanas também abriram um inquérito para investigar o caso.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela