Secções
Entrar

23 mortos e 107 feridos em atentado suicida no Afeganistão

23 de julho de 2018 às 09:44

O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico. O balanço das vítimas ainda pode aumentar.

O atentado suicida que visou no domingo, em Cabul, o general Abdul Rashid Dostum, vice-Presidente de regresso do exílio, causou pelo menos 23 mortos e 107 feridos, indicou esta segunda-feira um novo balanço das autoridades. "Este balanço ainda pode aumentar", disse o porta-voz do Ministério do Interior afegão Najib Danish.

O ataque, no qual morreu um colaborador da agência de notícias France-Presse, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI). O bombista suicida accionou os explosivos no meio da multidão que esperava o "senhor da guerra" de Jowzjan, no norte do país, à saída do aeroporto internacional de Cabul. A caravana de veículos blindados tinha acabado de passar e o general Dostum e comitiva saíram ilesos do ataque.

Temido e poderoso senhor da guerra do norte do Afeganistão e primeiro vice-presidente, o general Abdul Rashid Dostum regressou a Cabul após um ano de exílio na Turquia.

Dostum, que deve retomar as funções de vice-presidente, apesar das acusações de tortura e violação que o obrigaram a deixar o país em 2017, é o segundo "senhor da guerra" afegão a regressar à capital, depois de Gulbuddin Hekmatyar, conhecido como o "açougueiro de Cabul", ter voltado em maio do ano passado, após 20 anos de exílio.

A comunidade internacional acusou Dostum de, em 2016, ter capturado o rival político Ahmad Eshchi, a quem submeteu a espancamentos, tortura e violação sexual. Antes, já tinha sido acusado de, em 2001, ter fechado milhares de talibãs em contentores onde os deixou morrer asfixiados.

À medida que se aproxima a data das legislativas de Outubro e das eleições presidenciais, previstas no próximo ano, o Presidente afegão, Ashraf Ghani, procura consolidar a calma no norte do país, bastião de Dostum, ameaçado pelos ataques dos talibãs e do EI.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela