Secções
Entrar

1,4 milhões de imigrantes regressaram à Europa através de Espanha

11 de setembro de 2017 às 19:48

O valor foi registado no passado fim-de-semana, segundo dados das autoridades espanholas no âmbito da Operação Paso del Estrecho

Cerca de 1,4 milhões de imigrantes regressaram à Europa através dos portos espanhóis no passado fim-de-semana, segundo dados das autoridades espanholas no âmbito da Operação Paso del Estrecho (OPE).

De acordo com informações dadas pela Direcção Geral de Protecção Civil e Emergências espanhola à agência de notícias Efe, a operação termina oficialmente na sexta-feira (dia 15) com números totais muito semelhantes aos do ano passado.

Recorde-se que a OPE é uma planificação realizada por Espanha para coordenar a saída e chegada de um grande número de imigrantes que durante os períodos de férias deixam a Europa para visitar aos seus países de origem no norte de África.

Esta operação foi posta em prática pela primeira vez há 30 anos, para responder ao colapso que a cidade portuária de Algeciras sofria sempre que chegava a época de férias, dados os milhares de veículos e pessoas que por dia chegavam à cidade para embarcar para Marrocos e outros países do norte de África.

Este ano, na fase de regresso da OPE participaram os portos espanhóis de Ceuta e Melilla, assim como os de Alhucemas, Argel, Ghazaouet, Montaganem, Nador, Orán, Tánger-Med e Tánger-Ville nas suas ligações com Motril, Alicante, Algeciras (Cádiz), Almería e Tarifa (Cádiz).

Na fase de regresso está previsto o embarque de 1.417.869 passageiros e 319.075 veículos. Números semelhantes aos de 2016 quando viajaram 1.408.357 passageiros e 313.124 veículos.

A rota Tânger Med-Algeciras representa 42,3% dos embarques, seguida pelo trajeto Ceuta-Algeciras com 17,2% e Tânger Ville-Tarifa (Cádiz) com 13,9%.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela