
Novo Banco: Ex-presidente Vítor Bento é hoje ouvido na comissão de inquérito
Depois de em julho de 2014 ter sido escolhido para suceder a Ricardo Salgado como presidente executivo do BES, Vítor Bento acabou por ficar à frente do Novo Banco.
Depois de em julho de 2014 ter sido escolhido para suceder a Ricardo Salgado como presidente executivo do BES, Vítor Bento acabou por ficar à frente do Novo Banco.
Economista diz que, se a paragem for de seis meses, será "muito difícil, mesmo para as empresas muito sólidas, aguentar sem tesouraria". E mesmo o capital humano sofrerá uma depreciação se "os trabalhadores ficarem seis meses inativos".
O economista Vítor Bento disse hoje que o problema da crise foi em primeiro lugar "o excesso de poupanças", e não as dívidas soberanas, e que o modelo alemão para resolver a crise não resultou.
Vítor Bento nota a ausência do PSD na oposição ao Governo e garante que, enquanto analista e observador externo, não consegue ver a diferença do programa do PSD, para o que o Governo socialista está a fazer.
Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, o economista e chairman da SIBS culpabiliza o Governo pela subida da contestação social. Foi a narrativa do Governo, juntamente com a proximidade das eleições, que abriu "a caixa de Pandora".
Balckstone queria uma cobertura para um montante indeterminado de perdas. Banco de Portugal impôs os nomes de Vítor Bento e Moreira Rato.
A empresa de sistemas de pagamentos, que é detida por bancos do mercado português, continua à procura de um parceiro estratégico e lançou já a consulta ao mercado. O crescimento internacional, por aquisições, é uma das apostas.
Na audição parlamentar para discutir a transposição da nova directiva dos pagamentos, a SIBS foi confrontada com as críticas de que há pouca concorrência no mercado nacional.
O secretário de Estado adjunto e das Finanças, que diz não ter ainda conhecimento das contas finais de 2017 do novo Banco, admite que o Estado tenha que injectar mais dinheiro no Fundo de Resolução para que este possa recapitalizar o sucessor do BES.
José Almaça, presidente da ASF, diz que o sector resistiu a todos os sobressaltos, tanto da crise económica e financeira, como da revolução regulatória de Solvência II.
O economista defende que sem a ajuda do BCE o "mais provável" era estarmos como em 2011. Quanto ao Novo Banco, "tendo-se optado pela venda imediata", não percebe "porque é que ainda não ocorreu", disse ao Público.
"A Europa e, em particular, a Zona Euro, não está a conseguir satisfazer as expectativas económicas e sociais, e depois as pessoas sentem tentadas a experimentar 'Trumps'", alerta o economista.
PCP quer subir reformas em 10 euros por mês, mas Vítor Bento está contra.
PCP quer subir reformas em 10 euros por mês, mas Vítor Bento está contra.
O economista usa a história dos três porquinhos para alertar para os riscos de estarem a ser tomadas medidas que depois não podem ser cumpridas no futuro.
Vítor Bento, Stock da Cunha e António Ramalho. São três os gestores que à frente do banco que ficou com grande parte da operação do antigo Banco Espírito Santo. O objectivo continua a ser vender o banco.