
Detetado pela primeira vez par de estrelas próximo de buraco negro supermassivo
As estrelas, que orbitam entre si, foram observadas com o telescópio VLT, no Chile, próximo do buraco negro Sagitário A*.
As estrelas, que orbitam entre si, foram observadas com o telescópio VLT, no Chile, próximo do buraco negro Sagitário A*.
"Cada deteção que fizermos será importante para compreendermos melhor os enxames estelares e os buracos negros que aí se encontram", afirma, citado no comunicado, um dos coautores do estudo, Mark Gieles, da Universidade de Barcelona, em Espanha.
O sistema planetário observado é composto por dois planetas gigantes gasosos a orbitarem a estrela TYC 8998-760-1, situada a cerca de 300 anos-luz da Terra, na constelação da Mosca, e com 17 milhões de anos de idade.
Vários investigadores verificaram, pela primeira vez, que uma das estrelas em redor de um buraco negro 'supermassivo' no centro da Via Láctea se movimenta tal como o previsto na Teoria da Relatividade Geral.
O corpo extremamente denso e escuro situa-se no centro da galáxia Holmberg 15A, no "coração" do aglomerado de galáxias Abell 85, a 700 milhões de anos-luz da Terra.
Astrónomos da Universidade de Tóquio, que usaram nas observações o radiotelescópio ALMA e o telescópio VLT, ambos no Chile, defendem que a abundância de tais galáxias desafia os modelos atuais do Universo.
Sistema planetário é o que tem o maior número de planetas do tamanho do nosso.
Defesa-central sueco tranquilo em relação ao futuro
Documentos foram divulgados através de página no Facebook
Diz que estes casos não são frequentes com grandes clubes...
Victor Lindelöf está de regresso ao seu país natal, onde para lá de matar saudades da família também concedeu uma entrevista ao jornal 'VLT'
Anã branca destruiu uma estrela companheira.
Embora deixam legado de melhorias nas infraestruturas do Rio de Janeiro
Duplo homicídio em loja sueca ontem ao início da tarde.
Homem armado com faca feriu com gravidade uma terceira.
Descoberta liderada pelo português David Sobral está numa zona do céu chamada Costos e é cerca de um trilião de vezes mais luminosa do que o Sol. Nome homenageia craque português