
Vinte anos de integração europeia - vistos numa década
A saída do Reino Unido da União Europeia e alguma discussão política em Itália questionam a validade ou motivação de pertença a uma união económica e união monetária.
A saída do Reino Unido da União Europeia e alguma discussão política em Itália questionam a validade ou motivação de pertença a uma união económica e união monetária.
O ex-vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, referiu hoje que, apesar de todas as reformas que foram adotadas em 2010, na sequência da crise, é necessário fazer mais para completar e dar maior robustez à união monetária europeia.
Na sua última presença no Parlamento Europeu, Mario Draghi despediu-se dos eurodeputados com um balanço positivo do seu mandato.
"Manutenção da confiança, com cautela crescente" - é assim que Mario Draghi resume a avaliação do Banco Central Europeu da actual situação económica da Zona Euro. Projecções para a união monetária revistas em baixa.
O desenrolar do Brexit e a perspectiva de uma escalada comercial tornam mais urgentes a implementação de reformas na Zona Euro, disse o líder do Eurogrupo.
Esta quinta-feira tem início a cimeira europeia que debaterá temas como a imigração e as tarifas aduaneiras. Além disso, a Fed divulga a segunda parte dos testes de stress à banca.
Giovanni Tria afirmou que o compromisso do país com a união monetária é firme.
O presidente do Eurogrupo considera que, para uma integração mais profunda da Zona Euro, são necessários dois ingredientes: ambição e pragmatismo. Mário Centeno quer que em Junho esteja definido um calendário para a reforma da Zona Euro.
Os investidores estão de olhos postos na Reserva Federal dos Estados Unidos, aguardando pela decisão em torno da política monetária, o que está a determinar o comportamento dos mercados. Os juros de Portugal estão em mínimos de quase três anos e o prémio de risco de oito anos.
Yves Mersch, membro do BCE, considera que estão reunidas as condições para que a inflação na área da união monetária regresse à estabilidade. Estas palavras podem indiciar que a autoridade monetária está a trabalhar no sentido de colocar um ponto final no programa de compra de activos até ao final do ano.
Os dados do Eurostat indicam que a produção na construção em Portugal avançou 2,2% em Janeiro comparando com o mês anterior. Já no caso da Zona Euro verificou-se a tendência oposta: recuou 2,2%.
O emprego em Portugal avançou 3,2% nos últimos três meses do ano passado comparativamente com o mesmo período de 2016. Na união monetária o crescimento foi de 1,6%.
Jens Weidmann tem sido apontado como um dos candidato à liderança do BCE, sucedendo ao italiano Mario Draghi. Mas, e de acordo com o FT, Berlim hesita em permitir que o presidente do Bundesbank se candidate à liderança da autoridade monetária do euro.
O chefe do Governo espanhol assinalou ainda que não haverá mais alterações na composição do Executivo, o que indica que deverá apenas proceder à substituição de Luis de Guindos, que está de partida para a vice-presidência do BCE.
A taxa de inflação na área da união monetária ficou mesmo em 1,3% no início deste ano, continuando assim abaixo do objectivo do Banco Central Europeu, que é uma taxa próxima de 2%.
A produção na construção na Zona Euro avançou 0,1% em Dezembro enquanto em Portugal este indicador cresceu 2,3%. Em média, a produção na construção aumentou 2,4% no ano passado na área da união monetária.