Sábado – Pense por si

OE2020: Excedente do Estado cai para 1.287 milhões de euros em janeiro

No habitual comunicado que antecede a divulgação da Síntese de Execução Orçamental pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), o Ministério das Finanças explica a degradação homóloga do excedente verificada no primeiro mês deste ano com o facto de o ritmo da despesa registada ter superado o da receita.

Dívidas em atraso dos hospitais já voltaram a subir

Em Maio, os pagamentos em atraso (com mais de 90 dias) dos hospitais EPE atingiram os 705 milhões de euros, o que representa um aumento de 50 milhões face ao mês anterior, de acordo com a síntese de execução orçamental.

Receita fiscal aumentou 5,3% até final de Outubro

Dados da execução orçamental revelam que o défice caiu 1,2 mil milhões de euros face ao período homólogo, em resultado de uma "diminuição significativa da despesa e do aumento, em menor proporção, da receita", revela a síntese de execução orçamental de Outubro.

Despesa do Estado aumenta, mas défice continua a cair até Março

Segundo a nota enviada pelo Ministério das Finanças às redacções, a síntese de execução orçamental mostra que a Administração Pública registou um défice de 825 milhões de euros entre Janeiro e Março deste ano. Menos 525 milhões que no ano passado e 845 milhões abaixo do limite inscrito no Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF).

Despesa com subsídio de desemprego continua a crescer acima de 9%

Apesar de estar a desacelerar, a despesa com subsídios de desemprego continua acima dos 9%, enquanto as contribuições para a Segurança Social crescem ligeiramente, mostram os dados da síntese de Execução Orçamental, publicada quinta-feira pela Direcção Geral do Orçamento (DGO).

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h