
S&P mantém rating e perspectiva de Portugal
A agência de notação financeira Standard & Poor?s, que no passado dia 15 de Setembro tirou Portugal do "lixo", manteve esta sexta-feira a classificação e o "outlook" para a dívida soberana.
A agência de notação financeira Standard & Poor?s, que no passado dia 15 de Setembro tirou Portugal do "lixo", manteve esta sexta-feira a classificação e o "outlook" para a dívida soberana.
A "despreocupação" é excessiva, mas as famílias e as pequenas empresas não devem temer problemas. Economista Filipe Garcia considera que está a acontecer "uma correcção do mercado", mas que o dia de hoje é fulcral.
Agência Standard & Poors melhorou 'rating' de 'BB' para 'BB+'.
Ontem, o Congresso aprovou o aumento do limite da divida dos EUA. Os serviços podem retomar as suas actividades, interrompidas a 1 de Outubro. Mas será que a normalidade começa partir desta quinta-feira?
O governador do Banco de Portugal disse nesta sexta-feira que está "muito confiante no futuro do país" e considerou que, apesar de a incerteza ter impacto no sistema financeiro, esta desaparecerá assim que for encontrada uma solução.
O governador do Banco de Portugal disse esta sexta-feira que está "muito confiante no futuro do país" e considerou que, apesar de a incerteza ter impacto no sistema financeiro, esta desaparecerá assim que for encontrada uma solução.
Luxemburgo e Malta, dois pequenos Estados com enormes sectores financeiros, sentiram a necessidade de vir a público sossegar investidores e depositantes, demarcando-se do caso cipriota.
Agência de rating estima em 33% a probabilidade da Grécia sair da união monetária. Caso esta se concretize, a S&P acha que deverá ser caso único.
Sugerindo o regresso da confiança em torno do euro, o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira colocou hoje à venda títulos a 20 anos, tendo a procura triplicado a oferta.
"O processo português foi terrível porque sempre que o país queria levantar-se vinha a Fitch, a Moodys e a Standard & Poor e todas estas empresas de notação atacavam ao mesmo tempo, cumprindo as suas próprias profecias", refere Santiago Camacho.
António José Seguro criticou a política seguida pelo Governo de Passos Coelho, dizendo que é apenas a de austeridade pela austeridade. E as agências de "rating" já mostraram que isso não chega.
Agência diz que crescimento será menor, que Governo falhará meta do défice, que dívida pública vai subir e que a privada está acima de 200% do PIB. Ainda assim, o "rating" mantém-se em AAA.
Os analistas ouvidos pelo "Financial Times" assinalam que o banco poderá não pagar bónus em 2011.
Os mercados accionistas norte-americanos fecharam a subir mais de 2%, sustentados sobretudo pela perspectiva de que Barack Obama irá propor medidas para impulsionar o crescimento económico, nomeadamente com a melhoria do mercado de trabalho.
As praças bolsistas dos EUA abriram em alta, animadas pela perspectiva de que Barack Obama irá propor medidas para impulsionar a economia.
A recuperação do sistema financeiro europeu está a ser pressionada pela deterioração das perspectivas de crescimento económico na Zona Euro e pelas crescentes dificuldades nos mercados de financiamento, afirma a agência S&P.