
CTT é o banco com mais reclamações nos depósitos e crédito à habitação
Também nas contas de depósitos os CTT lideraram as queixas dos clientes, segundo o Relatório de Supervisão Comportamental, divulgado pelo Banco de Portugal.
Também nas contas de depósitos os CTT lideraram as queixas dos clientes, segundo o Relatório de Supervisão Comportamental, divulgado pelo Banco de Portugal.
Os processos foram movidos por incumprimento das regras de comercialização de produtos e de deveres perante clientes e o banco central, segundo o Relatório de Supervisão Comportamental.
Nas três principais categorias avaliadas no relatório do Banco de Portugal, apenas no crédito à habitação o primeiro lugar é ocupado por outra instituição: o Banco BIC. Isto porque o Banco CTT não exerceu actividade neste segmento durante todo o ano.
Os "millennials" estão na vanguarda da adopção dos serviços bancários online e pedem mais ao sector. Os pagamentos digitais estão entre os serviços mais apreciados e os investimentos começam a valer mais do que os simples depósitos.
A videoconferência e a biometria são os recursos tecnológicos colocados em cima da mesa pelo Banco de Portugal para rever o processo de abertura de conta, mas os estágios diferentes de inovação dos bancos ainda não permitem vislumbrar a uniformização.
No dia em que apresentou o seu relatório de supervisão comportamental relativo a 2016, o regulador lançou o seu comparador de comissões bancárias.
O Deutsche Bank foi o mais reclamado nas contas de depósito, enquanto os espanhóis se destacam nas queixas no crédito à habitação.
O Banco de Portugal instaurou 155 processos de contraordenação em 2016, menos que no ano anterior.
As reclamações subiram pela primeira vez em três anos, regressando a valores de 2014. Ainda assim, em dois terços das queixas apresentadas, o regulador concluiu que não houve qualquer infracção.
"O local de comercialização destes instrumentos financeiros deverá ser distinto do local habitual de atendimento aos clientes", propõem o PSD e o CDS, seguindo uma ideia já defendida pelo Banco de Portugal.
O Banco de Portugal recebeu 7420 reclamações no primeiro semestre do ano, de acordo com o Relatório de Supervisão Comportamental divulgado esta segunda-feira.
Em 2010, o regulador do sector financeiro recebeu 15.093 queixas, menos 13,3% que no ano anterior, revelou hoje o Banco de Portugal, no Relatório de Supervisão Comportamental.