
Juros italianos a dez anos superam barreira dos 3%. Estão em máximos de Maio de 2014
Os juros italianos estão a disparar em todos os prazos com especial destaque para os juros a dois e a dez anos.
Os juros italianos estão a disparar em todos os prazos com especial destaque para os juros a dois e a dez anos.
O líder parlamentar do Bloco de Esquerda diz, em entrevista ao Expresso, que as propostas do relatório sobre a sustentabilidade da dívida, apresentado pelo PS e BE na sexta-feira, não chegam. Isto porque se basearam meramente num "mínimo denominador comum" entre perspectivas muito divergentes.
Partido diz que medidas que não são para "levar a sério".
Num relatório de um Grupo de Trabalho, os dois partidos propõem uma reestruturação da dívida portuguesa em 31%, para 91,7% do PIB
Apesar do Banco Central Europeu ter vindo a reduzir as suas compras de dívida portuguesa - o que poderá ser um sinal de limitação das actuais regras -, o Banco de Portugal garante que há dívida suficiente no mercado e que Portugal continuará a ser abrangido pelo programa do BCE pelo menos até Março.
O BCE apenas pode comprar 25% dos títulos emitidos em cada linha de obrigações. Um limite que, a partir de terça-feira, aumenta para 33%. Mas só nos casos em que o BCE não passe a ser credor de referência. O objectivo da decisão é aumentar os títulos elegíveis para as compras de activos.
Mario Draghi voltou a atingir a meta do programa de compra de dívida, superando a fasquia dos 60 mil milhões de euros em Setembro. Tinha falhado no objectivo em Agosto.
O Banco Central Europeu (BCE) procura adquirir até 645 milhões de euros em obrigações hipotecárias da Holanda e da Irlanda, de acordo com a informação que está a ser avançada pela Bloomberg.
A instituição monetária da Zona Euro voltou a abrandar a aquisição de títulos de dívida. As compras de activos do sector público registaram uma das piores semanas de sempre, ao passo que a intervenção no mercado de instrumentos de dívida titularizados foi a mais reduzida desde Maio.
Mario Draghi fez sempre questão de afastar os receios quanto à falta de títulos disponíveis para as compras de activos do BCE. Contudo, a instituição monetária anunciou, esta quinta-feira, o alargamento das compras a outro tipo de entidades. Entre estas, estão duas empresas estatais portuguesas.
Benoît C?uré revelou que, em apenas três dias, o BCE comprou 9,8 mil milhões de euros em títulos de dívida pública com uma maturidade média de nove anos. O banco central está a evitar as 'yields' negativas dos prazos mais curtos.
Os responsáveis do Banco Central Europeu continuam a mostrar confiança na eficácia do plano de compra de dívida por parte do banco central.
Três dias depois do arranque do programa de compra de dívida pública do BCE, os juros da dívida intensificaram as quedas, atingindo novos mínimos em vários países como Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Irlanda, Finlândia e Áustria.
A bolsa nacional já acentuou os ganhos registados na abertura, com a maioria das cotadas e impulsionarem o índice. Semapa e Portucel estão, inclusivamente, em novos máximos.
Activos alemães, italianos, belgas e franceses terão sido os primeiros a ser alvo das compras do BCE. O programa foi iniciado esta segunda-feira, anunciou a própria instituição, com o objectivo de atingir os 60 mil milhões de euros por mês.