Sábado – Pense por si

Limites das compras do BCE sobem a 10 de Novembro

O BCE apenas pode comprar 25% dos títulos emitidos em cada linha de obrigações. Um limite que, a partir de terça-feira, aumenta para 33%. Mas só nos casos em que o BCE não passe a ser credor de referência. O objectivo da decisão é aumentar os títulos elegíveis para as compras de activos.

BCE adquiriu 13,3 mil milhões em activos na última semana

A instituição monetária da Zona Euro voltou a abrandar a aquisição de títulos de dívida. As compras de activos do sector público registaram uma das piores semanas de sempre, ao passo que a intervenção no mercado de instrumentos de dívida titularizados foi a mais reduzida desde Maio.

BCE passa a comprar dívida da ENMC e Infraestruturas de Portugal

Mario Draghi fez sempre questão de afastar os receios quanto à falta de títulos disponíveis para as compras de activos do BCE. Contudo, a instituição monetária anunciou, esta quinta-feira, o alargamento das compras a outro tipo de entidades. Entre estas, estão duas empresas estatais portuguesas.

BCE já iniciou compras de dívida pública

Activos alemães, italianos, belgas e franceses terão sido os primeiros a ser alvo das compras do BCE. O programa foi iniciado esta segunda-feira, anunciou a própria instituição, com o objectivo de atingir os 60 mil milhões de euros por mês.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.