
Angola. Um duelo mais equilibrado
O MPLA ganha, mas perde a maioria absoluta, a crer na catadupa de sondagens que, em Luanda, auguram tempos difíceis para o atual presidente, João Lourenço.
O MPLA ganha, mas perde a maioria absoluta, a crer na catadupa de sondagens que, em Luanda, auguram tempos difíceis para o atual presidente, João Lourenço.
A organização não-governamental cita testemunhas segundo as quais "a polícia agiu brutalmente" contra os manifestantes, recorrendo a "gás lacrimogéneo, cavalos e veículos policiais para intimidar e dispersar um protesto pacífico".
A iniciativa acontece numa altura em que o Governo do presidente João Lourenço, suportado pelo MPLA, promete não dar tréguas aos envolvidos em atos de corrupção.
Filha de José Eduardo dos Santos, suspensa pelo partido, diz que o também presidente de Angola foi o primeiro a violar os estatutos ao difamá-la durante uma visita de Estado a Portugal, em novembro de 2018.
Convite foi feito pela Directora-geral da UNESCO, Andrew Azulay, e prontamente aceite pelo presidente, João Lourenço.
O Expresso avança que a empresária e filha do ex-presidente de Angola processou o actual chefe de Estado angolano, João Lourenço. Processo originado pela anulação de um contrato de construção avaliado em 1,5 mil milhões de dólares anulado pelas actuais autoridades governamentais.
O primeiro-ministro assinala em entrevista ao DN o regresso à normalidade das relações entre Portugal e Angola, que devem agora ser mais próximas. António Costa quer encontros anuais. O primeiro começa já amanhã, com a visita oficial.
As notas da semana de Marques Mendes nos seus comentários na SIC. O comentador fala sobre os resgates da Grécia e de Portugal; A rentrée do PS; Joana Marques Vidal; Greve na CGD; Angola e A semana negra de Trump.
Algumas dezenas de trabalhadores da Empresa Nacional de Pontes de Angola (ENPA) marcharam na tarde deste sábado, em Luanda, protestando pelos 57 meses de salários em atraso e pediram a intervenção do presidente angolano na resolução da situação.
A medida visa combater a inflação e impulsionar a cotação da moeda angolana. Subida de dois pontos percentuais coloca a taxa de juro de referência no nível mais elevado de sempre.
A Reuters reconstitui as semanas que antecederam o afastamento de Isabel dos Santos da Sonangol. A pressão por parte das petrolíferas e dos bancos terá sido decisiva para a decisão de João Lourenço, descontente com a lentidão na transformação da empresa.