Crentes e não crentes ameaçam apupar Papa que não siga caminho de Francisco
Luis Antonio Tagle e Pietro Parolin estão conotados com uma linha que segue a política de Francisco enquanto Matteo Zuppi é considerado o mais progressista.
Luis Antonio Tagle e Pietro Parolin estão conotados com uma linha que segue a política de Francisco enquanto Matteo Zuppi é considerado o mais progressista.
"O Papa Francisco diz: 'não busquem simplesmente soluções do passado para problemas de hoje. Não vai dar certo'", sublinha o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Alguns tratam os pais por padrinhos. Todos, mesmo os que são perfilhados, vivem na clandestinidade. Depois de o pároco Giselo Andrade assumir a paternidade em público, colegas revelam como levam uma vida dupla para conciliar os papéis.
A decisão figura numa carta partilhada pelo Papa Francisco. Este sublinha o sacramento que permite só aos padres celebrar a Eucaristia e pede aos bispos que sejam "mais generosos".
Manuel Linda considera que o celibato não é um dogma mas "é muito útil nos temos de hoje". Tema está a criar divisão dentro da Igreja Católica, numa altura em que o papa Francisco terá de pronunciar-se sobre a possibilidade do ordenamento de padres casados na Amazónia.
Posição é apresentada num livro que vai ser lançado numa altura em que Francisco terá de pronunciar-se sobre a possibilidade do ordenamento de padres casados na Amazónia.
Anselmo Borges, padre e professor universitário, faz um balanço da actuação do Papa num ano em que rebentou o escândalo da pedofilia.
O caso recente do padre Giselo Andrade não é único.
O líder da Igreja Católica comemora o aniversário com uma missa na capela onde rezou depois de ser eleito e com algumas reuniões de trabalho. Eleito em 2013, recolhe unanimidade fora do Vaticano e menos simpatias junto da ala conservadora católica