
Brexit: Paris rejeita qualquer proposta que ponha em risco mercado único europeu
Ministro da Economia e Finanças francês exortou aos 27 a "permanecerem unidos" como já têm estado nesta matéria.
Ministro da Economia e Finanças francês exortou aos 27 a "permanecerem unidos" como já têm estado nesta matéria.
A tensão voltou ao mercado de dívida italiana. Os juros a dez anos estão a agravar-se, depois de o ministro das Finanças ter admitido aumentar o défice orçamental. Esta tendência está a estender-se a Portugal e Espanha, com os investidores a refugiarem-se na dívida alemã.
As bolsas europeias estão em queda pela terceira sessão consecutiva, com o Stoxx600 a tocar mínimos de Abril. A iminência de novas tarifas dos EUA sobre a China e a crise dos emergentes continuam a penalizar os mercados.
Depois de a Fitch ter colocado o rating de Itália sob perspectiva negativa, o ministro das Finanças veio reiterar que o país está comprometido com as regras da UE.
O presidente italiano fez saber que está disponível para dar uma nova oportunidade ao 5 Estrelas e à Liga para forjarem um governo político.
A incerteza que por esta altura se vive na Itália dificulta a percepção daquilo que se passa verdadeiramente. Depois de pedir eleições já em Julho, o chefe político do 5 Estrelas, Di Maio, mostra-se disponível para colaborar com o presidente Mattarella, a quem queria destituir. Perfila-se nova tentativa de formar um governo anti-sistema 5 Estrelas-Liga.
É habitual as ofertas de aquisição terem de ser aprovadas por várias reguladores e Governos. No caso da EDP e da EDP Renováveis, por actuarem num sector regulado e em vários países, a lista é particularmente extensa. São 15 entidades em oito países.
À saída do Conselho Europeu, o primeiro-ministro defendeu que mais importante do que a criação de um ministro das Finanças para o euro é preciso criar condições para um orçamento da Zona Euro e mecanismos capazes de promover uma "convergência efectiva".
O discurso de Jean Claude Juncker desta quarta-feira é apontado como um sinal positivo, mas visto com desconfiança pelo primeiro-ministro. Em entrevista ao Diário de Notícias, António Costa afirma que antes de mais é preciso consolidar a união económica e monetária.
O presidente da Comissão Europeia quer uma UE maior, a uma só velocidade e coordenada por um só presidente. Um ministro da Economia e das Finanças europeu, responderia ao Presidente e coordenaria o Eurogrupo. Estas são propostas para o futuro da União a médio prazo.
Ministro da Economia e das Finanças não teria poder sobre os orçamentos nacionais, mas coordenaria políticas estruturais e todo o financiamento europeu, lideraria o Eurogrupo e seria o Comissário para os assuntos Económicos e Financeiros.
Alexis Tsipras remodelou a equipa responsável pelas negociações com os parceiros depois das críticas dirigidas ao ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, na reunião do Eurogrupo de sexta-feira. Entretanto, Tsipras e a chanceler Merkel decidiram manter contacto directo para facilitar a chegada a um acordo final.
O ministro da Economia e Finanças afirmou que os custos de financiamento de Espanha em 2012 foram mais baixos do que há um ano.
Pina Moura foi convidado da Redacção Aberta do Negócios. Veja aqui as declarações do ex-ministro da Economia e Finanças, e actual presidente da Iberdrola Portugal.
Pina Moura foi convidado da Redacção Aberta do Negócios. Veja aqui as declarações do ex-ministro da Economia e Finanças, e actual presidente da Iberdrola Portugal.