
Durão Barroso: "Nunca recebi qualquer pressão da EDP"
O antigo primeiro-ministro indicou que o interesse público foi "devidamente e escrupulosamente salvaguardado" durante a legislação dos CMEC.
O antigo primeiro-ministro indicou que o interesse público foi "devidamente e escrupulosamente salvaguardado" durante a legislação dos CMEC.
O Capital Group era o segundo maior accionista da EDP, com quase 10% do seu capital. A redução coloca a posição do grupo americano em menos de 3%.
As acções da EDP chegaram a perder mais de 3% no arranque da sessão, mas depressa aliviaram parte dessa descida. A contribuir para a queda está o corte de estimativas de resultados para incorporar um valor de "rendas" da energia que não deverá receber.
O Ministério Público suspeita que o ex-ministro da Economia terá usado os programas de perdão fiscal para legalizar dinheiro pago pelo BES, noticia o Correio da Manhã.
O antigo assessor do ministro da Economia Carlos Tavares, admite que participou enquanto técnico no desenho do regime dos CMEM, tal como participaram os reguladores, apontou.
O actual administrador da REN, e arguido no caso das rendas da energia, critica algumas das contas da ERSE no relatório em que o regulador conclui o valor das sobrecompensações da EDP.
O antigo presidente da Autoridade da Concorrência garante que desde 2003 que alertaram o Governo para os problema dos CMEC. E segundo as suas contas, os subsídios à geração de electricidade já custaram 22 mil milhões.
"Esgotada a via administrativa e no termo do prazo legal previsto, a EDP decidiu contestar judicialmente o valor" do corte, defende a EDP.
Mira Amaral diz que "o governo de Sócrates esqueceu-se que já havia muita potência contratada através dos CAE [Contratos de Aquisição de Energia] e CMEC [Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual],
Os deputados acordaram a realização de dez audições até 25 de Julho. Os especialistas são os primeiros a ser ouvidos, seguindo-se os representantes do regulador. As audições mais mediáticas só serão após Setembro.
Lista do Bloco de Esquerda para a comissão parlamentar de inquérito integra todos os primeiro-ministros desde Durão Barroso, com excepção de António Costa, noticiou o Eco.
As acções da EDP estão a desvalorizar na bolsa de Lisboa, depois de a empresa ter reportado uma descida de 23% dos lucros no primeiro trimestre.
A bolsa nacional está a ser impulsionada pela subida do BCP, da Galp Energia e também da Nos, com as acções a reagirem aos resultados divulgados após o fecho de quinta-feira.
O secretário de Estado da Energia assume o objectivo de alinhar os preços de electricidade em Portugal com a média europeia até ao final da legislatura. A verificar-se, representaria uma redução superior a 10% face aos preços praticados em 2015 e 2016.
Rodrigo Costa garante que o conselho de administração mantém plena confiança no administrador João Faria Conceição e no director Pedro Furtado.
O antigo banqueiro diz que não fez pagamentos ao ex-ministro da Economia e considera que a investigação à EDP "não tem pés nem cabeça".