Sábado – Pense por si

Partidos acabam com limites à angariação de fundos

Apesar de terem recuado nas alterações que alargavam a isenção de IVA dos partidos políticos, os deputados mantiveram-se firmes na decisão de acabar com os limites actualmente existentes à angariação de fundos pelos partidos. O diploma segue agora para Marcelo.

Steven Mnuchin garante que EUA "não quer entrar em guerras comerciais"

Os comentários sobre o dólar levaram o mercado a especular se os EUA estariam a preparar-se para promover a queda da divisa para apoiar as exportações. Christine Lagarde pediu esclarecimentos e Mnuchin já garantiu que os EUA não querem "entrar em guerras comerciais" mas que querem defender os seus interesses.

Wall Street vai ao topo mas fecha entre tendências

As bolsas do outro lado do Atlântico fecharam a revelar uma tendência mista, com a prudência a imperar num contexto de proteccionismo comercial dos EUA. No entanto, durante o dia, os principais índices chegaram todos a novos máximos históricos.

Fecho dos mercados: Euro em máximos de três anos com proteccionismo dos EUA

Num dia em que o euro acentuou a valorização contra o dólar, impulsionado pelos receios relativos ao proteccionismo de Donald Trump, também o ouro esteve em máximos. Já as bolsas europeias aliviaram de máximos e os juros subiram antes do encontro do BCE. Crude também avançou para máximos de três anos.

EUA querem dólar mais fraco e põem guerra comercial no horizonte

À chegada a Davos, o secretário do Tesouro norte-americano disse que um dólar mais fraco será bom para os Estados Unidos. Ao reiterar a mensagem "América Primeiro", Steven Mnuchin reforçou as perspectivas de uma guerra comercial promovida pelos Estados Unidos.

Centeno: Política do BCE têm de continuar a apoiar economia europeia

Poucos dias depois de ter tomado posse, Mario Centeno estreia-se em Davos como presidente do Eurogrupo e concedeu duas entrevistas. Em comum, a ideia de que a Zona Euro está num bom momento económico. Mas à CNBC esclareceu que a inversão das políticas monetárias do BCE tem de ser feita de uma forma sustentável.

Resultados nos EUA continuam a bater projecções. Netflix confirma e revigora Nasdaq

As bolsas do outro lado do Atlântico fecharam em terreno positivo, com excepção do Dow Jones, que fechou praticamente inalterado face à véspera. A sustentar a tendência dominante estiveram os dados robustos das empresas norte-americanas. Os bons números da Netflix catapultaram o Nasdaq para máximos e o regresso à normalidade dos serviços do governo federal também animou a negociação.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)