
Municípios campeões das taxas turísticas
Lisboa lidera, com €25,3 milhões na cobrança dos primeiros sete meses do ano. Albufeira entra agora na corrida e alguns hóspedes discordam.
Lisboa lidera, com €25,3 milhões na cobrança dos primeiros sete meses do ano. Albufeira entra agora na corrida e alguns hóspedes discordam.
A proposta de PSD/CDS-PP prevê também a atualização da taxa turística de chegada por via marítima, de um euro para dois euros, ainda que o valor que agora se propõe atualizar é o que começou a ser aplicado este ano, com o início da cobrança desta taxa aos passageiros de cruzeiro.
Há um ano, o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa entregou uma lista de reivindicações às quais ainda não houve resposta.
A medida entrou em vigor em 1 de janeiro, mas as entidades têm o prazo de 90 dias para adaptação ao novo regulamento.
Conheça as coimas mais altas por comportamentos tão simples - mas impróprios - como deitar uma beata ao chão
A Câmara de Lisboa está a preparar um novo Regulamento de Gestão de Resíduos, Limpeza e Higiene Urbana e uma das novas regras será que os estabelecimentos comerciais devem proceder à limpeza diária das suas áreas confinantes e respetiva zona de influência, removendo os resíduos que aí possam existir. A medida vai aplicar-se também ao alojamento local e Filomena Lança, redatora principal do Negócios, explica o que está em causa.
Alterações prevêem medidas como novas contratações, proibição do uso plástico não reciclável em espaços públicos e o agravamento de coimas.
Os estabelecimentos comerciais vão ser obrigados a manter limpas as suas zonas de influência num espaço de dois metros e a venda em copos descartáveis vai ser proibida.
Lojas obrigadas a manter limpas as suas zonas de influência num espaço de dois metros e a venda em copos descartáveis vai ser proibida
Os estabelecimentos comerciais vão ser obrigados a manter limpas as suas zonas de influência num espaço de dois metros e a venda em copos descartáveis vai ser proibida. Lisboa vai ter um novo regulamento para os resíduos e a fiscalização será feita pelas juntas, que depois ficam com o dinheiro das coimas.
Proposta prevê que a taxa turística seja aplicada "até um máximo de sete noites por pessoa"