
Governo compra 139 mil computadores à empresa do Magalhães
JP Sá Couto produziu há 13 anos dezenas de milhares de computadores. Magalhães volta agora a equipar escolas.
JP Sá Couto produziu há 13 anos dezenas de milhares de computadores. Magalhães volta agora a equipar escolas.
A empresa dos irmãos Sá Couto criou uma marca chapéu para o grupo - JP Group - e deixou cair os apelidos mesmo nas empresas de distribuição e educação.
Cerca de 1.500 veículos de várias forças policiais inglesas estão equipados com os computadores portáteis 'Magalhães', fabricados pela portuguesa JP Sá Couto, que prevê vender mais 20 mil unidades até final deste ano.
A empresa esclarece que a rescisão do contrato com a AICEP "acontece porque o projecto de construção de uma nova fábrica não chegou a ser executado". A JP Sá Couto nega que tenha recebido qualquer incentivo financeiro por este projecto e garante que não há qualquer importância a restituir.
Executivo alega que a empresa, que fabrica computador Magalhães, falhou a execução do projecto nos prazos definidos e não tem condições de financiamento e vai ter que devolver verbas já recebidas
O contrato de investimento firmado em Março de 2011 acaba de ser "rasgado" pelo Governo. Motivo: a JP Sá Couto, que acaba de anunciar que quer vender 40 mil "Magalhães" ao Peru, está em incumprimento e "não demonstra manter as condições de financiamento" para construir a fábrica de computadores de 10,9 milhões de euros.