
Fatura da luz ?paga? 150 milhões de euros à banca
Ex-presidente da ERSE alerta para os custos do défice tarifário devido a opções políticas.
Ex-presidente da ERSE alerta para os custos do défice tarifário devido a opções políticas.
Jorge Vasconcelos, presidente do regulador do sector energético até 2006, considera que não há "causalidade" do regime das rendas de energia no défice tarifário.
Jorge Vasconcelos, antigo presidente do regulador da energia, revelou que depois da ERSE ter emitido o parecer contra o decreto-lei que viria a criar os CMEC a entidade foi alvo de "ataques orquestrados".
Os deputados acordaram a realização de dez audições até 25 de Julho. Os especialistas são os primeiros a ser ouvidos, seguindo-se os representantes do regulador. As audições mais mediáticas só serão após Setembro.
Enquanto presidente da Câmara de Lisboa, em 2008, António Costa aceitou viajar para Amesterdão a convite da Cisco. A autarquia suportou todos os custos
No dia em que tomou posse a comissão para a reforma fiscal verde, o ministro do Ambiente admite que o Governo quer "explorar as possibilidades" que existem para reorientar a actual carga fiscal. E apesar de não se comprometer com a descida do IRS, esta comissão da reforma fiscal verde vai trabalhar com a comissão que será criada para proceder à reforma do IRS.
A CGD já deu o seu parecer sobre as ofertas de compra da Caixa Seguros apresentadas pela americana Apollo e pela chinesa Fosun. Relatório compara propostas, sem as hierarquizar. Fontes contactadas pelo Negócios, garantem que qualidade das ofertas afasta possibilidade de Governo optar pela dispersão em bolsa dos seguros da Caixa.
Evento decorre durante todo o dia em Cascais.
A Conferência Mobilidade Eléctrica do Futuro visa acelerar o debate público sobre a mobilidade eléctrica, evidenciando a sua importância para que as nossas cidades e o nosso País possam atingir novas metas de qualidade de vida e sustentabilidade.
Artur Trindade garante que o Governo tem a dívida tarifária da electricidade sob controlo, e o CEO da EDP Renováveis, João Manso Neto concorda: "O défice tarifário está totalmente controlado. O sistema paga-se".
João Manso Neto admite que há "uma paralisia" do investimento em renováveis na Europa e para inverter a situação será necessária uma reformulação da organização do mercado eléctrico, que minimize a percepção de sobrecusto das fontes limpas e de instabilidade regulatória.
Já é conhecida a composição da Comissão Especial que irá fazer o acompanhamento do processo de privatização das seguradoras do grupo Caixa Geral de Depósitos. Os três elementos nomeados partilham perfil académico. Dois têm ligações ao PSD.
A liberalização do mercado de electricidade só vai acelerar quando a tarifa regulada pelo Estado, que impede "uma concorrência saudável", reflectir os custos de produção, defendeu o antigo presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Jorge Vasconcelos.
O antigo presidente da ERSE, Jorge Vasconcelos, considera que a troika tem uma abordagem errada em relação ao sector da energia em Portugal, acusando-a de ter criado um "clima muito negativo" e de ter afastado os investidores internacionais.
Maria de Belém Roseira (ex-ministra da saúde e ex-ministra para a Igualdade), Rui Vilar (administrador não-executivo e ex-presidente da Fundação Calouste Gulbenkian) e Maria João Seixas (diretora da Cinemateca Portuguesa) são algumas das dez personalidades externas que vão integrar o Conselho Geral da Universidade de Coimbra.
Um ano depois, o Governo volta a diferir para mais tarde uma factura que devia ser paga agora. Na electricidade, a dívida tarifária assume contornos de maldição. Mas o actual Executivo acredita que poderá exterminá-la até 2020. Uma história de política e gestão que promete mexer nos bolsos dos consumidores.