
Covid-19: Reservas de sangue aumentam 45% após alerta
Reservas de unidades de sangue do Instituto Português do Sangue e Transplantação aumentaram 45% devido a dádivas, após quebra provocada pela pandemia.
Reservas de unidades de sangue do Instituto Português do Sangue e Transplantação aumentaram 45% devido a dádivas, após quebra provocada pela pandemia.
Gabinete de Marta Temido assegura que não existem constrangimentos orçamentais ao normal funcionamento do Instituto Português do Sangue e Transplantação.
No final de 2016 só o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) tinha uma dívida de 37,8 milhões de euros, representando quase metade da dívida total das instituições do Estado ao Instituto ao IPST, "como conhecimento e tolerância do Ministério da Saúde".
O presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação, Hélder Trindade, pediu a demissão ao ministro da Saúde alegando “razões pessoais”.
Garante o Instituto Português do Sangue e Transplantação.
Atletas responderam ao desafio da 14.ª edição da campanha de recolha de sangue do Instituto Português do Sangue e Transplantação e da Mundicenter. Na iniciativa, que tem como mote "Dê sangue, faz falta", que decorreu ontem em Lisboa, juntaram-se a Nelson Évora outros atletas e apaixonados pelos desporto para colocar em prática o desafio. Foi o caso de Jorge Pina, que deu, assim, o exemplo.
Telma Monteiro e Nelson Évora são os embaixadores da 14.ª campanha anual de recolha de sangue do Instituto Português do Sangue e Transplantação e da Mundicenter, que começa segunda-feira e decorre até 11 de julho. Uma iniciativa que pretende sensibilizar mais pessoas a contribuir e o mote "Dê sangue, faz falta" está lançado. Uma ação que vai acontecer no Amoreiras Shopping, Arena Shopping, Strada Outlet, Oeiras Parque, Spacio Shopping e Braga Parque. "Este ano quisemos destacar os grandes feitos atingidos por atletas como a Telma Monteiro e o Nelson Évora equiparando a dádiva de sangue, e os dadores, a esse nível de feito", refere Patrícia Almeida de Sousa, da comunicação da Mundicenter. "Precisamos de pessoas que se inspirem noutras que demonstrem perseverança, espírito de sacrifício e sejam elas próprias dadoras de sangue, e por isso este ano convidámos para embaixadores a Telma Monteiro e o Nelson Évora. Estamos muito contentes por terem aceite o nosso convite", conclui.
O presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação, Hélder Trindade, revelou esta quinta-feira que o banco público de sangue do cordão umbilical vai retomar em breve a sua actividade e que o protocolo com a primeira maternidade será assinado sexta-feira.
A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) está sem dinheiro e já nem consegue pagar os cerca de 325 euros que deve à TMN, que já ameaça ir para Tribunal. O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) cortou os subsídios das associações sem cerca de 20%.