
Juros da casa voltam a subir para máximos de dois anos
Os juros do crédito voltaram a subir para a totalidade dos créditos à habitação e para os novos contratos.
Os juros do crédito voltaram a subir para a totalidade dos créditos à habitação e para os novos contratos.
A produção das fábricas alemãs caiu 0,9% em Junho, mês em que as exportações ficaram inalteradas e as importações subiram.
O índice de confiança dos consumidores recuou em Julho pelo segundo mês seguido, isto depois de em Maio ter atingido o valor mais elevado desde 1997. Já o indicador de clima económico avançou para o valor mais alto desde Maio de 2002.
O ano agrícola 2016/2017 foi marcado por máximos históricos nas produções de olival e pomares, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatísticas. O Alentejo foi a região com melhores resultados. Pomares também com produções recorde.
Taxa de crescimento do PIB Há seis trimestres consecutivos que a economia portuguesa está a crescer com um ritmo acima dos 2%. Olhando para o histórico português, este é um marco assinalável: é preciso recuar à década de 90 e à viragem do milénio para encontrar um período mais longo de crescimentos robustos. Contudo, desde a segunda metade de 2017 que o PIB português tem vindo a perder o gás. Se as previsões da Comissão Europeia se concretizarem, no próximo ano a economia portuguesa já só cresce 2%.
A nova queda nas expectativas sobre a evolução da situação económica do país não impediu a subida no indicador de confiança dos consumidores. O clima económico também subiu em Maio, apesar da "depressão" industrial.
Para o Ministério das Finanças o crescimento económico do primeiro trimestre está em linha com a evolução da economia europeia. Além disso, antecipa uma correcção das exportações em Abril.
Depois de uma subida de 3,8% nos últimos três meses de 2017, no primeiro trimestre do ano o índice publicado pelo INE diminuiu 1,5%, com os salários a encolherem ligeiramente mais que os restantes custos do trabalho.
O governador admite estar em contacto com o INE para obter estatísticas sobre a evolução do imobiliário em Portugal. Separa pico imobiliário graças ao crédito, que controla, e sem essa indução, que pode trazer problemas. Mas admite que é tema em que faz sentido um maior diálogo com o Governo e legislador.
Em Janeiro, a energia foi o único agrupamento que não puxou para terreno positivo o índice de volume de negócios na indústria. Dados do INE mostram que o mercado externo progrediu a um ritmo três vezes superior ao doméstico.
A semana arranca com as bolsas norte-americanas encerradas e a Semapa a reagir aos resultados de 2017 que anunciou na sexta-feira. Na Europa as atenções estão centradas na escolha para substituir Vítor Constâncio no BCE.
A evolução anual do Índice de Preços no Consumidor (IPC) espanhol foi de 0,6 % em Janeiro, uma diminuição de cinco décimas em relação a Dezembro, explicada pela redução do preço da electricidade e à pequena baixa dos preços de alguns alimentos.
O primeiro-ministro levou esta quarta-feira ao Parlamento os números do crescimento económico, que foram conhecidos de manhã. Foi "o maior crescimento real deste século", afirmou António Costa, sublinhando em particular o crescimento do emprego.
O índice de preços da construção de habitação nova aumentou em Dezembro, sobretudo devido à subida do custo dos materiais. Fazer reparações também ficou mais caro.
As previsões agrícolas do INE estimam que apesar do calor e da seca registados em 2017, as produções de maçã, amêndoa vinho e azeite não foram afectadas. Já a produção de castanhas e arroz é prejudicada pela seca.
A actividade turística acelerou em Setembro, isto depois de em Agosto ter desacelerado apesar dos recordes de turistas e receitas então alcançados. O turismo de não residentes apoiou aceleração da actividade no sector.