
Covid-19: Credores aceitam adiar pagamento de 140 mil milhões em dívida este ano
O Instituto Financeiro Internacional, associação que representa os credores da dívida a nível mundial, defendeu o adiamento dos pagamentos dos países mais pobres.
O Instituto Financeiro Internacional, associação que representa os credores da dívida a nível mundial, defendeu o adiamento dos pagamentos dos países mais pobres.
Portugal está "no bom caminho" para o crescimento económico e criação de emprego, defendeu o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, nas reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), em que participou na última semana.
Comissário europeu reconhece que a Grécia não pode dispensar um novo empréstimo, pelo que na ausência de um perdão suficientemente amplo da banca privada, terão de ser os Estados do euro a reforçar o novo pacote de ajuda. Sobre a participação do BCE nesse esforço, Rehn preferiu remeter-se ao silêncio.
A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, considera que poderá ser necessário que o Banco Central Europeu (BCE) participe no resgate da Grécia, assumindo perdas com a dívida grega, tal como os investidores privados.
Charles Dallara, presidente do IFI, pede a participação dos bancos centrais e outros institutos públicos no perdão à dívida grega, numa altura em que os responsáveis políticos europeus pedem maiores concessões aos credores privados.
As bolsas norte-americanas abriram a sessão em alta ligeira, no dia em que os ministros das Finanças da União Europeia estão reunidos em Bruxelas a debater a reestruturação da dívida grega e outras medidas para travar a crise da dívida europeia.
A moeda única subiu esta manhã para máximos de duas semanas face ao dólar, antes da reunião dos líderes europeus para acordarem um plano para travar a crise da dívida europeia.
Os negociadores da Grécia e o Instituto Financeiro Internacional, que representa os privados, já atingiram um acordo para os aspectos mais abrangentes do acordo que vai levar à redução do valor da dívida da pública da Grécia.
O vice-ministro das Finanças grego garantiu que as negociações com os privados, no âmbito da reestruturação da dívida, estão a avançar de foram satisfatória. O presidente do instituto internacional que reúne a banca mundial chega esta quinta-feira a Atenas.
O presidente do Instituto Financeiro Internacional admite que existe a clara necessidade de reforçar a confiança no sistema financeiro. Mas ressalva que os bancos vão centrar esforços na redução de activos, penalizando a economia.
Presidente do Instituto Financeiro Internacional destaca que a situação da Grécia é "única".
A banca mundial vai aplicar o acordo da passada semana para aceitar perdas voluntárias em 50 por cento da dívida soberana grega, disse esta quarta-feira Charles Dallara, presidente do Instituto Financeiro Internacional (IFI), que representou os bancos nas negociações.
Venizelos vai permanecer hospitalizado depois de ter dado entrada com dores de estômago durante a manhã.
O euro não chegou a sofrer nenhuma ameaça durante os dois anos da crise soberana, sendo a sua desagregação uma situação "quase impossível", disse à Lusa um especialista espanhol em divisas.
O ministro britânico das Finanças, George Osborne, saudou hoje os "progressos muito bons" alcançados com o acordo alcançado das cimeiras europeias que se prolongaram pela noite de quarta-feira.
Os líderes europeus e da zona euro chegaram esta madrugada, ao fim de uma maratona negocial de quase dez horas a um novo plano para reduzir a dívida grega e atribuir a Atenas um novo plano de resgate.