
Desemprego cai no Brasil mas ainda atinge 12,9 milhões de pessoas
Números foram divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Números foram divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A taxa de desemprego no Brasil fixou-se em 12,6% no trimestre findo em Fevereiro, revelou esta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado dos 12 meses até Junho, os preços ao consumidor abrandaram ainda mais, abrindo porta a mais estímulos por parte da autoridade monetária.
O presidente brasileiro, no meio da crise política em Brasília, aproveitou os números do primeiro trimestre - que interromperam oito trimestres consecutivos de queda da economia - para prometer mais crescimento com as reformas em curso.
São três trimestres de queda na economia. No terceiro trimestre, o PIB brasileiro caiu 1,7%, acima das estimativas.
Os dados foram conhecidos esta sexta-feira, 27 de Março. O Brasil cresceu 0,1% em 2014, depois da subida de 2,7% em 2013. Ainda quinta-feira o Banco do Brasil previu para este ano a entrada em recessão. Em 2014 escapou a essa queda.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indica taxa de 4,6%.
Apesar da profunda crise económica internacional, que já afecta o Brasil, e dos muitos problemas que os cidadãos enfrentam naquele país, Dilma Rousseff continua a manter elevados índices de aprovação. Numa sondagem divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Ibope, a presidente manteve o seu recorde de aprovação pessoal.
A taxa de desemprego de Janeiro no Brasil é a menor desde 2003, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada esta sexta-feira pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Seis por cento da população brasileira - 11,4 milhões de pessoas de um total de 190 milhões - vivem em favelas ou ocupações irregulares similares, revelam dados adiantados esta quarta-feira pelo Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).